
Ao completar 50 anos de trajetória, também em abril, a Rocco lança no dia 30 uma edição comemorativa de Harry Potter e a pedra filosofal, réplica da primeira edição inglesa de 1997. O volume em capa dura, com sobrecapa, terá tiragem limitada e traz desenhos originais do arquivo pessoal de J.K. Rowling, além de conteúdos extras, como o texto assinado pelo ilustrador Thomas Taylor, contando como foi a sua experiência de criar os traços da icônica capa.
Nos dias 26 e 27 de abril, a Rocco promoverá eventos comemorativos aos 25 anos, com venda antecipada da edição especial em várias cidades, priorizando lojas que estavam abertas no ano 2000, como a Livraria da Vila da Fradique Coutinho, em São Paulo, e a Leitura do BH Shopping, em Belo Horizonte.
A Rocco comprou os direitos de Harry Potter quando a história fazia sucesso apenas no Reino Unido e apostou no bruxo para incrementar seu catálogo infantojuvenil. Com a publicação do segundo volume da série, na Inglaterra, o livro começou a atingir públicos mais amplos e entrou no mercado de adultos.
“Quando conheci o agente Christopher Little perguntei se ele tinha alguma coisa juvenil, pois queria melhorar nosso catálogo. Ele me contou de Harry Potter, que estava indo bem na Inglaterra. Pedi para avaliarem e me disseram que era bom. Me bateu um instinto e resolvi telefonar para o agente, começamos a negociar e chegamos a um acordo. O livro estourou no exterior e corri com a tradução para lançar no Brasil”, lembra Paulo Rocco. “J.K. Rowling quebrou o paradigma de que jovem não lê e o mundo todo tem essa dívida com ela. Existe o antes e o depois de Harry Potter. Todos os dias nascem crianças e, mais cedo ou mais tarde, elas vão se deparar com a história mágica do bruxo e devorar os livros”.
Entre os desafios da publicação no Brasil, estava a tradução. Diversas palavras e termos que não existiam em Português foram criados pela tradutora Lia Wyler e o processo de traduzir os livros originou um glossário com 2.145 nomes de feitiços, personagens, lugares, objetos, títulos de livros, ingredientes de poções, entre outros termos que orientaram a tradução dos livros seguintes. Esse vocabulário em português foi base para legendar e dublar os filmes no Brasil, uma vez que o público já estava familiarizado com a linguagem dos livros.
Ainda neste ano comemorativo, a Rocco vai lançar dois livros de colorir de Harry Potter, com ilustrações inspiradas nos bonecos do universo Funk Pop!. O primeiro, Livro de colorir oficial Funko Pop! dos filmes Harry Potter, acaba de chegar às lojas. Já o segundo, ainda sem título em português, está programado para junho. Ainda estão programados mais um lançamento da coleção ilustrada Pocket Potters, dedicada a personagens da série, um livro com receitas de confeitaria baseado nos filmes e a edição ilustrada interativa de Harry Potter e o Cálice de Fogo.
Harry Potter em números no Brasil e no mundo*
- Mais de 600 milhões de livros vendidos em todo mundo;
- Presente em mais de 200 países e traduzido para mais de 85 idiomas;
- Um glossário com mais de 2 mil palavras foi feito pela Rocco para a tradução dos primeiros livros.
- A Rocco lançou no mercado nacional os sete livros principais em diversas edições, três complementares (Animais Fantásticos e onde habitam, Quadribol através dos séculos e Os contos de Beedle, o Bardo), o roteiro da peça Harry Potter e a criança amaldiçoada, os três roteiros de Animais Fantásticos e Onde Habitam, além de vários guias de referência como O Almanaque Mágico de Harry Potter, além de boxes especiais e o recente Natal em Hogwarts.
- Cerca de 30 livros de Harry Potter foram vendidos por hora no Brasil em 2024.
*Fonte: Rocco