Em outubro, a rede abriu sua loja no Aeroporto de Guarulhos, que conta com uma área de 60 m². Logo em seguida, o Shopping Taboão da Serra, em São Paulo, recebeu uma nova unidade, ocupando 255 m². Já na primeira quinzena de novembro, o Shopping Aricanduva, o maior shopping da América Latina, abriu uma unidade com uma área de 373 m². Encerrando o ciclo, no final de novembro, o shopping Passeio das Águas, em Goiânia, inaugurou sua loja com 320 m². Para 2025, o plano de expansão da rede prevê a entrega de mais dez unidades.
"A Leitura está sempre recebendo e analisando propostas para a abertura de novas lojas, especialmente em shoppings. Damos preferência a cidades com mais de 300 mil habitantes, sobretudo quando são polos regionais", explica ao PublishNews o CEO da Leitura, Marcus Telles.
"Nossas lojas, em geral, estão localizadas em regiões que atendem predominantemente ao público das classes A e B. No entanto, nos últimos anos, também obtivemos bons resultados ao inaugurar lojas em grandes shoppings situados em áreas mais populares. Exemplos disso são as lojas inauguradas em novembro de 2024 no Shopping Aricanduva, em São Paulo, e no Shopping Passeio das Águas, em Goiânia. Em março de 2025, está prevista a abertura de uma nova unidade no Shopping Metrô Itaquera, em São Paulo", comenta.
Telles explica que, na escolha do ponto, é avaliada a previsão de vendas em comparação com os custos de locação, que incluem aluguel, condomínio, fundo de promoção, energia (incluindo ar-condicionado) e IPTU. "Como os preços dos livros são fixados pelas editoras, é fundamental que os custos totais do imóvel não ultrapassem 10% das vendas mensais estimadas. Shoppings com grande fluxo de público e áreas locadas superiores a 40 mil metros quadrados tendem a gerar maior faturamento", diz.
Após a definição do ponto, são desenvolvidos os projetos arquitetônicos, sob a liderança da arquiteta Almira Portella. Segundo a Leitura, a curadoria de livros e produtos é feita com base em um estudo do público da região, além de análises comparativas de vendas em outras lojas com perfis semelhantes. Após a seleção do gerente e da equipe, eles têm a liberdade de sugerir títulos e ajustar o mix de produtos, garantindo que a oferta seja adequada às demandas locais.