
As programações do Instituto Estação das Letras começam em 2025 com a fundadora e diretora do IEL, Suzana Vargas, e a oficina de criação textual Provocações Poéticas. A oficina pretende aproximar os participantes do universo da criação literária, alternando leitura, teoria e prática textual. Segundo Suzana, as provocações para que essa prática se realize partem da leitura de autores diversos – dos clássicos aos contemporâneos – e de exercícios lúdicos que levem em conta o poder da palavra como recurso de expressão. As aulas são on-line, pelo Zoom, ao vivo, de 7 a 10 de janeiro, das 19h às 21h.
O objetivo é construir com os alunos noções favoráveis à apreciação estética de cada gênero literário (prosa/poesia/autoficção) e estimular a criatividade a partir da relação particular ou de intimidade de cada um com a palavra escrita. Autores como Júlio Cortázar, Wislawa Szymborska, Sérgio Sant'Anna e outros ícones da literatura brasileira e estrangeira serão lidos e debatidos ao longo dos encontros.
Suzana Vargas é poeta, ensaísta, escritora e professora, mestre em Teoria Literária pela UFRJ. Publicou 16 livros, entre os quais Caderno de outono, finalista do prêmio Jabuti. Tem poemas traduzidos em países como Itália, EUA, Espanha, Alemanha e França.
As inscrições estão abertas pelo iel@estacaodasletras.com.br. Outras informações disponíveis no site https://estacaodasletras.com.br/.