Segundo a mídia argentina, o novo presidente vai tentar ajustar as relações com o governo federal, abaladas depois dos avanços da gestão Milei contra o setor cultural em 2024, e de uma confusão na Feira de Buenos Aires neste ano – o presidente do país lançaria um livro durante o evento, mas após discussões públicas com o então presidente da Fundación El Libro, a participação acabou cancelada.
A eleição da Fundación El Libro se dá entre as seis instituições que a compõem: Sociedad Argentina de Escritores (SADE); Cámara Argentina del Libro (CAL); Cámara Argentina de Publicaciones (CAP); Sector de Libros y Revistas de la Cámara Española de Comercio; Federación Argentina de la Industria Gráfica y Afines, e a Federación Argentina de Librerías, Papelerías y Actividades Afines.
Rainone é licenciado em administração de empresas pela UCA e presidente e CEO da Editorial Guadal Argentina, Brasil e Chile, considerado o maior grupo editorial de livros infantis da América Latina. São mais de quatro mil títulos publicados. O braço brasileiro é a Editora Gato Amarelo (GDB Editorial).
"O foco da minha gestão estará em conectar a Feira com novos leitores, sobretudo o público jovem, também propiciar a inovação e trabalhar para inserir novamente a nossa linda Feira na agenda cultural internacional", disse o novo presidente ao jornal Clarín.
A próxima Feria Internacional del Libro de Buenos Aires será realizada entre os dias 22 de abril e 12 de maio de 2025.