Publicidade
Publicidade
A literatura sombria de um poeta patriótico alemão: Theodor Körner
PublishNews, Redação, 11/12/2024
Clube de Autores publica 'Theodor Körner – As Rochas de Hans Heiling e Outras Obras Fantásticas​', traduzida por Renato Aparecido Rodrigues​

“A terra, em profundíssimo luto emudece,
Sussurra da noite, o bafejo fantasmal;
Ouvi, nos carvalhos farfalha o vendaval,
Que uivante, entre muros em ruína embravece!”

Assim, começa o primeiro soneto da obra A paisagem mortuária de Friedrich, homenagem ao influente pintor alemão Caspar David Friedrich, o qual representava em telas, as inquietações do Romantismo. Aliás, os versos em questão, foram escritos por um compatrício romântico enaltecido por seu país, durante várias gerações: Karl Theodor Körner. Porém, este não era conhecido por poesias lúgubres, e sim pelas de tom patriótico, pois serviu militarmente, junto de outros conterrâneos, contra as tropas francesas, durante as Guerras Napoleônicas. Morreu heroicamente, em batalha.

Como poeta, compôs nos interregnos marciais, inúmeros versos a exaltar a bravura germânica. E infelizmente, um pequeno legado de obras suas que destoavam disso, foram lançadas ao esquecimento, obras essas, que interagiam com o fantástico. De tal segmento, deixou poemas e contos que alternavam entre o romântico, o gótico e o maravilhoso. A qualidade de sua literatura fantástica não devia nada à tragédia Fausto, de Goethe, ou ao romance Os Elixires do Diabo, de Hoffmann, por exemplo.

Körner foi um dos grandes expoentes do segmento fantástico em sua pátria, contribuindo para tornar a então Alemanha romântica, um dos centros mais influentes de propagação dessa fração estilística. Segue abaixo, um trecho do miniconto A Harpa, presente na seleta brasileira aqui apresentada, As rochas de Hans Heiling e outras obras fantásticas, e em coletâneas de literatura gótica, como as organizadas pelo célebre antologista britânico Peter Haining:

“Sellner manteve o aposento de Josefa nas mesmas condições em que estava, anteriormente à morte dela. Sobre a mesa de costura, ainda jaziam os utensílios, e silenciosa e intocada, permanecia a harpa num canto. Ele, todas as noites peregrinava até o santuário de seu amor, e trazendo consigo a flauta, recostava-se à janela, como nos afortunados tempos de outrora, e soprava em tons plangentes, a nostalgia por aquele tão adorado vulto. – Numa dessas ocasiões, encontrava-se nas dependências de Josefa, absorto em suas fantasias. Uma iluminada noite de luar o afagava pela escancarada fenestra, e da torre do castelo adjacente, o atalaia anunciou a nona hora; então, de repente, a harpa ressoou pelas próprias notas, como se dedilhada por um bafejo fantasmagórico. Estupendamente assombrado, ele silenciou a flauta, e com isso, a harpa também emudeceu. Sellner, em seguida, tomado de leve tremor, começou a música predileta de Josefa, e aquelas cordas logo executaram melodias cada vez mais elevadas e pujantes, cujos tons se entrelaçavam na mais sublime harmonia.”

Informações da contracapa: Theodor Körner, escritor e militar alemão de morte precoce, a qual ocorreu durante as Guerras Napoleônicas, foi aclamado com a obra póstuma Lira e Espada (Leyer und Schwerdt), uma coleção de poemas ardorosamente patrióticos que exaltam a resistência germânica contra as tropas francesas. Porém, esse não foi o único legado que deixou à literatura de seu país. Körner fez parte de uma família extremamente culta, a qual tinha relações de amizade com personalidades proeminentes das letras alemãs, como Goethe, Novalis e Schiller. Deste último, aliás, o autor recebeu forte influência lírica. A interação com o conterrâneo escol literário da época lhe propiciou uma consistente formação artística, além de que Körner enveredou, ainda que discretamente, por um estilo então ascendente na Alemanha: o fantástico. De tal segmento, outro legado surgiu. Numa antologia belamente ilustrada, cujas obras conversam com o romântico, o gótico e o maravilhoso, o escritor nos apresenta o lendário personagem Hans Heiling, presente num conto emblemático que influiu na concepção da famosa ópera homônima de Heinrich Marschner, assim como nos direciona às personagens Rosa Fiel e Wallhaide, de poemas fantasmagóricos os quais foram magistralmente musicados por Carl Loewe. A imersão nesses escritos confere ao leitor sequioso por maldições sobrenaturais, espectros, entidades e sortilégios, uma experiência gratificadora.

Theodor Körner – As rochas de Hans Heiling e outras obras fantásticas
Tradução: Renato Aparecido Rodrigues
Páginas: 116
Preço: R$ 59,47
Onde comprar: Clube de Autores

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Tags: Área Indie
Publicidade
Leia também
Na obra de Luciane Mustafá, chorar, agradecer e ressignificar não aparecem apenas como verbos, mas como estágios emocionais inevitáveis da vida
Nessa semana, o destaque é a obra 'O prazer de dizer não' que mistura ciência, psicologia e espiritualidade com uma escrita leve e acolhedora
Nesta semana, o destaque vai para a obra de estreia de J. P. Resende
Nessa semana, espaço publieditorial traz quatro livros da Ases da Literatura e um da Literare Books
Escritora, roteirista e pesquisadora das artes da cena, Nayara Farias nasceu em Natal, no Rio Grande do Norte, e encontrou na escrita um espaço de expressão e criação
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Em sua coluna, Lu Magalhães detalha a trajetória ainda em construção do livro 'The knot'
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Na obra de Luciane Mustafá, chorar, agradecer e ressignificar não aparecem apenas como verbos, mas como estágios emocionais inevitáveis da vida
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Todas as sextas-feiras, uma nova tirinha de Estevão Ribeiro
Já fui chamado de 'o rei dos importadores de lixo cultural estrangeiro', título que ostento com muito orgulho, porque transformo esse 'lixo' no adubo que me permite manter um pouco viva a árvore da literatura brasileira.
Alfredo Machado
Editor brasileiro
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar