
O evento, que acontece ao vivo e gratuitamente pelo canal do YouTube da BibliON, irá abordar as novas possibilidades que a tecnologia trouxe para o cenário literário no Brasil e reunirá diferentes especialistas da área para conversar sobre os efeitos das inovações tecnológicas na publicação dos livros e como isso impacta o cenário atual sob diferentes perspectivas.
Para dar início à programação, no dia 11 (quarta), às 19h, acontece o bate-papo Audiolivro e Acessibilidade. Entre os convidados estão o produtor e sócio da Tocalivros, Clayton Heringer, a sócia fundadora e diretora executiva da Supersônica Livros, editora de audiolivros lançada em 2023, Mariana Beltrão, e Perla Assunção, educadora social, jornalista e articuladora de redes colaborativas que atua há 20 anos em projetos e programas voltados à inclusão social e garantia de direitos. Talita Facchini, jornalista do PublishNews, será a mediadora.

Para dar o tom da conversa, o evento recebe o editor, diretor criativo e professor Daniel Lameira. Também participam da conversa Joana de Conti, head da equipe de Publisher Relations and Services na Bookwire Brasil, e Vanessa Passos, escritora, colunista do PublishNews, roteirista, professora de escrita criativa, doutora em Literatura (UFC) e pós-doutora em Escrita Criativa (PUCRS), sob orientação de Luiz Antonio de Assis Brasil.
A transmissão será ao vivo pelo canal do YouTube da BibliON. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas clicando aqui. Mais informações sobre o evento estão disponíveis no site da plataforma.
BibliON
Para utilizar o serviço gratuito de empréstimos de livros, basta que os interessados acessem www.biblion.org.br ou baixem o aplicativo BibliON, disponível no Google Play e na Apple Store e realizem um breve cadastro.
O usuário pode fazer empréstimo de até duas obras simultâneas, por 15 dias. A BibliON permite ações como organizar listas, adicionar favoritos, compartilhar um livro como dica de leitura nas redes sociais, fazer reservas, ver histórico e sugerir novas aquisições. Por meio de princípios de gamificação, os associados conseguem acompanhar as estatísticas do tempo dedicado à leitura e participar de desafios. E o sistema de busca permite que o usuário utilize diversos filtros, como tema, autor, categoria ou título - ou até mesmo leitura indicada para grupos etários, como leitura infantil e juvenil.
É possível ler em dispositivos móveis, sem a necessidade de usar dados do celular, por meio do download prévio do título ou, ainda, ajustar o tamanho da letra e o contraste da tela; escolher diferentes modos de leitura para dia ou para noite e acionar a leitura em voz sintetizada, para saída em áudio do texto.
A BibliON, biblioteca digital gratuita de São Paulo, é uma iniciativa da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo sob gestão da SP Leituras.






