Se em Ainda estou aqui o escritor detalhou a vida da mãe, Eunice Paiva, e da resistência dela à ditadura militar após o sequestro e assassinato injustificados do ex-deputado Rubens Paiva em 1971, em Feliz ano velho ele escreve sobre o acidente que sofreu durante um passeio com amigos, num lago próximo à Rodovia dos Bandeirantes, em Campinas. Apesar de também mencionar o caso do desaparecimento do pai pelos agentes do regime, o livro se concentra mais nas relações familiares e de amizade que contribuíram na recuperação do autor. Inicialmente totalmente paralisado, aos poucos ele vai recuperando movimentos na parte superior do corpo. O livro é realizado nos próprios pensamentos de um jovem de 20 e poucos anos, com essa história, num momento pré-abertura política.
Lançado em 1982 pela Brasiliense, três anos depois do acidente, Feliz ano velho se tornou um sucesso e marcou a geração que viveu aquela época, além de ter formado leitores Brasil afora. Em 2022, o Grupo Companhia das Letras lançou a edição especial de 40 anos, que agora faz sua estreia na Lista.
Interrompendo uma sequência de semanas com crescimento no volume de livros, a Lista desta semana, que registra as vendas entre 18 e 24 de novembro, teve uma baixa de 25% em relação à semana anterior. No top 5, são três livros religiosos – Ainda estou aqui (Alfaguara) está em 9º lugar geral.
Entre as novidades da semana, na categoria Autoajuda, estreia o livro Um tempo pra mim (Principium), diário voltado para cuidados de saúde mental escrito pela psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva. Já em Negócios, a editora Gente aparece também com o novo O ponto cego empresarial, do autor e apresentador João Kepler, com dicas e exemplos práticos para aumentar a consciência empresarial e a capacidade de inovação nos negócios.
Entre as editoras, quem lidera o ranking semanal – com mais títulos nas diferentes categorias da Lista – é o Grupo Editorial Record (17), seguido por Sextante (13) e Planeta (11).
Veja todas as novidades da Lista de Mais Vendidos do PublishNews na semana:
Autoajuda
- Um tempo pra mim (Principium), de Ana Beatriz Barbosa Silva
Ficção
- Cleópatra e Frankenstein (Astral Cultural), de Coco Mellors, com tradução de Dinaura Julles
Infantojuvenil
- O Homem-Cão #11 - Vinte mil pulgas submarinas (Companhia das Letrinhas), de Dav Pilkey, com tradução de André Czarnobai
Não ficção
- Autismo ao longo da vida – Vol 2 (Literare Books), de Deborah Kerches
- Feliz ano velho (Alfaguara), de Marcelo Rubens Paiva
Negócios
- O ponto cego empresarial (Gente), de João Kepler
- A experiência encantadora de vendas (Gente Autoridade), de Ben Geder