O portal independente de poesia contemporânea Fazia Poesia está com inscrições abertas para a equipe de poetas até o dia 1º de dezembro de 2024. Todas as informações já estão disponibilizadas em um edital publicado no portal.
A inscrição consiste em preencher o formulário disponibilizado no site e em enviar um arquivo em formato PDF com três poemas de acervo pessoal que melhor representem o estilo de escrita poética, além de um poema inédito e exclusivo, feito a partir da proposta de exercício descrita no edital. É recomendada a leitura atenta ao edital.
Nesta edição, o exercício é assinado pela poeta Bruna Mitrano em conjunto com o editor-chefe Alex Zani. O tema do poema inédito deste ano é INSURGÊNCIA, e no edital há poemas de referência para o exercício. A participação na chamada é permitida apenas a pessoas com mais de 18 anos que possuam uma conta na plataforma Medium.
Ao integrar a equipe de poetas, os selecionados terão a possibilidade de publicar seus poemas na página principal do portal, que mantém uma frequência de 2 a 4 publicações por dia. A iniciativa reforça o compromisso da Fazia Poesia em fomentar e difundir a produção da poesia em língua portuguesa no ambiente digital.
Ascensão da publicação de poesia no ambiente digital
A Fazia Poesia surgiu em 2016 como um portal independente de poesia contemporânea que reúne conteúdo e poetas para milhares de leitores mensalmente. Com foco em dar voz e criar espaços para pessoas que escrevem poesia, o portal possui uma equipe de poetas com mais de 320 pessoas que alimentam o veículo com seus poemas.
O portal é estruturado em três pilares: poesia, conteúdo e comunidade. A plataforma aborda a poesia pelas mais diversas formas — poemas, oficinas, artigos, coletâneas, podcast, newsletters — e também traz conteúdos variados em outros canais da mídia, por meio de campanhas e ações que visam estimular tanto a leitura quanto a escrita poética.
Centenas e centenas de poetas e milhares de postagens com cunho poético já passaram pela Fazia Poesia — desde o início de suas atividades, estima-se que mais de 5.000 poemas foram publicados, com autoria de 700 poetas diferentes. O portal alimenta um circuito literário, oferecendo espaço para quem acredita no poder transformador da literatura e da poesia contemporânea.
Alex Zani, editor-chefe da Fazia Poesia, comenta: “É um orgulho enorme chegar a mais uma edição da nossa chamada. A cada ano que passa, podemos notar o aumento do alcance do portal e a entrada de novas e novos poetas que estão na cena da poesia contemporânea. A equipe de poetas tem se tornado uma oportunidade para quem começou a escrever há pouco tempo — e tem se dedicado a isso —, como também para quem é mais consolidado, com livros publicados, títulos em prêmios etc. Temos poetas que começaram a escrever há um ano e poetas finalistas do prêmio Jabuti. Essa mistura é muito significativa e fomenta os valores que têm moldado as estratégias no portal Fazia Poesia”.
Em 2024, o portal deu continuidade ao seu programa de oficinas, que somam mais de 300 alunos, e também expandiu os espaços de anúncios, ampliando alcance de autores, autoras e editoras independentes. Os canais do portal somam mais de 250 mil acessos e cerca de 1 milhão de impressões por ano. Para 2025, a equipe editorial prevê ampliar o incentivo à escrita, com propostas de exercício destinadas especificamente para a equipe de poetas, e a parceria com órgãos governamentais para o fomento de projetos culturais.