Publicidade
Publicidade
Uma ode à nostalgia: poemas para fazer as pazes com o tempo
PublishNews, Redação, 13/11/2024
Escritor Walter Medeiros transforma 70 anos de experiências em versos que contemplam a transitoriedade da vida

Walter Medeiros, escritor e jornalista | © Arquivo pessoal
Walter Medeiros, escritor e jornalista | © Arquivo pessoal
O tempo avança rapidamente, contudo, a felicidade reside em saber usufruir dele e encontrar propósito mesmo nas adversidades. Em Cancelas do tempo (Appris), o escritor, jornalista e poeta Walter Medeiros traz esta visão em forma de poesia. Um observador atento e sensível da vida ao redor, aos 71 anos ele reúne experiências e percepções em uma coletânea de 80 poemas que capturam a simplicidade do cotidiano, os sentimentos perante acontecimentos marcantes e a riqueza das memórias para a existência.

Entre a infância em Mata Grande, no alto sertão alagoano, a juventude nas praias de Natal, no Rio Grande do Norte, e as viagens para fora do país, quando adulto, o livro reflete as múltiplas transformações e fases da vida do autor. Os versos passeiam pelas paisagens do nordeste brasileiro e pela majestosa Torre Eiffel, na França, mas também por momentos marcantes como a noite de fados em Portugal, o dia em que Plutão deixou de ser considerado planeta e as singelas lembranças de uma manhã fria na casa da avó, com aroma de café torrado no tacho.

Ao explorar a profundidade das experiências humanas em uma brincadeira de “recordar também é viver”, Medeiros desperta no leitor um movimento pessoal de resgate das próprias memórias afetivas. Para isso, aborda temáticas diversas, como amor, paixão, liberdade, contemplação da vida, realização de sonhos e conexão com a natureza e as raízes.

Tempos

A brisa do rio traz um forte
Palpitar do coração
Na hora de ultrapassar o
Portão do tempo.
A mesma cancela que usava
Naquela era tão jovem,
O cheiro que vem do chão
Transbordam na lembrança.
(Cancelas do tempo, p. 54)

A vontade de revisitar os poemas escritos ao longo dos anos – uma coleção de mais de mil textos engavetados – surgiu quando Walter precisou retornar ao quartel onde prestou serviço militar. Ao adentrar as cancelas da instituição e percorrer os mesmos corredores da juventude, teve a oportunidade de reviver memórias há muito guardadas. Esse reencontro com o passado o fez voltar-se à literatura para promover reflexões sobre a natureza do tempo e a beleza dos momentos que, por vezes efêmeros, deixam marcas boas ou ruins.

Prefaciado pelo amigo jornalista Flaminio Oliveira, formado na Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Cancelas do tempo também é uma leitura para distensionar em um dia difícil. Os poemas vibrantes, curiosos, sensuais, repletos de alegrias e tristezas, revelam um misto de sensibilidade e otimismo, para lembrar os leitores sobre o valor da vida.

FICHA TÉCNICA

Título: Cancelas do tempo: poemas

Autor: Walter Medeiros
Editora: Appris
ISBN: 978-65-250-5794-1
Páginas: 106
Preço: R$ 46,00
Link: https://editoraappris.com.br/p...

Sobre o autor: Walter Medeiros é jornalista, advogado, escritor e poeta, natural de Natal, no Rio Grande do Norte. Formou-se em Direito na UFRN, em 1977, mas sua vida profissional foi quase toda guiada pelo jornalismo. Começou jovem e enveredou nas redações de rádio e jornais da capital. Também atuou como professor e assessor de imprensa. Foi correspondente da Folha de S. Paulo e chefe de pauta da TV Cabugi, além de vice-presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RN. Em 2012, recebeu título de Cidadão Matagrandense pela Câmara Municipal de Mata Grande – Alagoas.

Na literatura, estreia no gênero de poesia com Cancelas do tempo, mas tem outros quatro livros publicados; dentre eles, o romance Abelardo, o alcoólatra, de 1990 e republicado em 2024, e obras técnicas voltadas a áreas de estudo da saúde e comunicação. Walter Medeiros é casado, tem cinco filhos e nove netos.

Redes sociais do autor:

Instagram: @walterbmedeiros

O PublishNews publica regularmente a Área Indie, espaço publieditorial que reúne informações sobre livros lançados por editoras, de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados
Em cada página, Everson J. Gariglio passa por temas universais como o amor, a vida, os relacionamentos, as escolhas e os sentimentos mais íntimos
Patricia Keder Sandim Reis apresenta uma história vibrante que une ciência e fantasia em um universo microscópico repleto de ação, emoção e aprendizado
Tamires Serpa apresenta em 'O ballet dos bichos' uma história encantadora sobre sonhos, aceitação e superação
Inspirado na filosofia platônica do 'rei filósofo' e nos ensinamentos dos pré-socráticos, 'Um quase rei' transcende o gênero da fantasia para propor uma reflexão sobre autoconhecimento, virtude e o poder da consciência.
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Biblioteca Árabe Digital pode marcar um ponto de virada para os livros digitais no mundo árabe
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
"Como profissionais do livro, não podemos nos dar ao luxo de temer a 'caixa preta' da IA: precisamos abri-la", afirma o colunista
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados
As consequências da falta de proteção da lei sobre a voz artificial, excluída pela Constituição Federal
Uma das coisas que atrapalha muito as pessoas é a gramática, ficamos com medo da língua.
Marcelo Mirisola
Marcelo Mirisola

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar