Terceiro Encontro de Escritoras aproxima autoras dos processos do livro
PublishNews, Beatriz Sardinha, 05/11/2024
Evento idealizado por Vanessa Passos teve o objetivo buscar fortalecer o posicionamento e a autoconfiança das mulheres no mercado literário

No último sábado (2), foi realizado o terceiro Encontro Nacional de Escritoras, em São Paulo | © Maju Totino
No último sábado (2), foi realizado o terceiro Encontro Nacional de Escritoras, em São Paulo | © Maju Totino

No último sábado (2), foi realizado o terceiro Encontro Nacional de Escritoras, em São Paulo. Idealizado pela escritora Vanessa Passos, o evento tem como objetivo buscar fortalecer o posicionamento e a autoconfiança das mulheres no mercado literário e reuniu autoras e profissionais do mercado editorial e audiovisual no Edifício Condomínio Andréa Matarazzo (Alameda Casa Branca, 35 – São Paulo / SP). Além de palestras, houve rodadas de pitching e momentos de networking. As participantes puderam apresentar seus projetos e entrar em contato com uma editoras e produtoras.

Segundo Vanessa, muitas autoras se sentem solitárias ou sem direcionamento como escritoras, o que pode gerar perda de ânimo e foco na carreira. O evento foi pensado nesse sentido de reacender a jornada literária das mulheres, ao proporcionar informação, orientações e mentalidade para empreender.

"É por essa razão, a presença do pitching é um diferencial dentro do Encontro, enquanto evento. O que eu percebo é que autoras, por conta de um processo histórico de apagamento do próprio mercado editorial, que muito recentemente abriu as portas, ainda hesitam. Por isso que é importante esse trabalho de encorajamento, de ousadia e que leva cada uma dessas mulheres a apresentar seus projetos literários com confiança", comenta.

Para aproximar as escritoras da realidade do mercado, a programação incluiu profissionais do segmento editorial e audiovisual, como Mariana Dal Chico (Increasy Consultoria Literária), Adriana Alcântara (Audible Brasil), Leonardo Costaneto e Leonardo Chagas (Caravana Grupo Editorial), entre outros. Empresas como KDP, Roteiraria, LabPUB, Grupo Editorial Record, Editora Seiva reforçam também o apoio ao evento, com o objetivo de unir experiência e networking.

Vanessa explica que a maioria dos escritores acredita que o processo literário termina com a publicação do livro. “Mas é aí que o jogo começa”, ressalta, lembrando que ainda há uma série de etapas a ser realizada para divulgar e vender uma obra. "O evento não é um empilhamento de palestras, é pensado pra pensar cada uma dessas áreas [escrita, edição, divulgação] e trazer conhecimento e aplicabilidade para as autoras possam crescer na carreira literária", afirma.

Na visão da escritora, o evento tem se mostrado gradativamente mais ambicioso. A partir da transmissão online, 12 países puderam acompanhar remotamente o evento que terá, em julho de 2025 uma edição sediada no Nordeste, e uma edição internacional, que será sediada em Lisboa.

Foi somente após ler as escritoras, daí a importância da representatividade, que Vanessa percebeu a possibilidade da escrita na própria vida. “Mas não foi nada fácil, sobretudo, para quem veio de uma família periférica e sem apoio, num país que afirma que ninguém lê no Brasil”, recorda. Com esse ideal, ela segue abrindo caminhos para outras mulheres também se realizarem como escritoras.

[05/11/2024 10:00:00]