
No próximo dia 18 de novembro, das 18h30 às 21h30, o bairro de Perdizes, em São Paulo, terá a inauguração da nova Livraria das Perdizes (Rua Bartira, 317 – São Paulo / SP). com presença confirmada de Mario Sergio Cortella. A data é também a de nascimento de José Xavier Cortez, editor e fundador da Cortez Editora. José faleceu em setembro de 2021, e celebra seu legado, que agora é levado adiante por suas filhas Miriam, Mara e Marcia, e por Elaine Nunes, diretora comercial.
O evento contará com um bate-papo com o patrono Mario Sergio Cortella, sessão de autógrafos de suas obras, além de uma recepção para comemorar este momento importante para a Cortez Editora. Além disso, para celebrar a semana do Dia da Consciência Negra, a Livraria contará, durante toda a semana, com uma mesa em destaque com livros infantis, juvenis e adultos de temáticas negras.
A história do local começa em 1980, quando Seu Cortez inaugura a então Livraria Cortez no mesmo endereço. Agora, 44 anos depois, suas filhas revigoram o espaço com a missão de continuar promovendo a leitura e a cultura. O filósofo, escritor e professor Mario Sergio Cortella, que inaugurou a antiga livraria, retorna à (agora) nova Livraria ocupando o mesmo lugar neste novo capítulo.
Com 111,03 m², a livraria ganhou uma nova fachada. Na fachada: o roxo, símbolo de uma força feminina, e o laranja, que representa alegria, diversidade e otimismo, são a marca de uma nova era. A logomarca da livraria também carrega um simbolismo: três livros que representam as irmãs sócias, e um pássaro perdiz, que reforça a identidade com o nome fantasia da Livraria das Perdizes, cuja razão social é Livraria Cortez. A direção da Livraria das Perdizes fica a cargo de Elaine Nunes com o acompanhamento e direcionamentos das sócias Mara, Marcia e Miriam Cortez.
O espaço contará ainda com um auditório no segundo andar, que receberá o nome de Auditório José Xavier Cortez, em homenagem ao fundador. O ambiente promete ser um ponto de encontro para amantes da leitura, editores e autores, seguindo com o compromisso de promover autores, livreiros e editores, além do diálogo cultural. Um local aconchegante pronto para abrigar eventos, palestras, workshops, entre outras atividades previstas no escopo da Livraria.
Servilo:
Abertura Livraria das Perdizes
Data: 18 de novembro
Horário: 18h30 às 21h30
Local: Rua Bartira, 317 – São Paulo / SP