Festival Literatura Brasileira no XXI acontece em Diadema em novembro
PublishNews, Redação, 31/10/2024
O evento será no Centro Cultural da cidade no dia 9 de novembro; com curadoria de Marcos Kirst, o Festival ocorre ao longo do ano em seis cidades

O festival acontece no dia 9 de novembro, às 13h30, no Centro Cultural de Diadema | © Divulgação
O festival acontece no dia 9 de novembro, às 13h30, no Centro Cultural de Diadema | © Divulgação

Uma abordagem moderna da arte literária será foco do Festival Literatura Brasileira no XXI. O festival acontece no dia 9 de novembro, às 13h30, no Centro Cultural de Diadema (Rua Graciosa, 300 – Diadema / SP), localizado no centro da cidade, com objetivo de enaltecer a literatura contemporânea na região. Uma das principais mesas da programação será "Diálogos de dentro: olhar literário sobre a diversidade", com mediação de Sallié Oliveira, prosador e poeta natural do município.

A mesa-redonda conta com a participação de Alexandre Alliatti, escritor e jornalista, vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura em 2023 na categoria “melhor romance de estreia” com o livro Tinta branca (Patuá), e Fabiane Guimarães, jornalista formada pela Universidade de Brasília (UnB), é autora dos livros Apague a luz se for chorar (Alfaguara), finalista do Prêmio São Paulo de Literatura, e Stella D'Avansso, escritora, estudante de filosofia pela UNIFESP e educadora.

Com curadoria de Marcos Kirst, o Festival Literatura Brasileira no XXI acontece ao longo do ano em seis cidades: Ribeirão Preto, Jundiaí, Diadema, Lençóis Paulista, Ubarana e São Bento do Sapucaí, que recebeu o evento em setembro. O Festival é integrado a feiras e eventos culturais, constituindo-se de mesas-redondas e atividades artísticas. Escritores e escritoras convidados foram finalistas ou vencedores do Prêmio São Paulo de Literatura em edições anteriores e, ao lado de autores e mediadores locais, apresentarão sua visão e expectativa sobre a literatura que está sendo escrita neste início de século

“A palavra é um meio excelente para a expressão da diversidade cultural presente em nossos territórios e a literatura contemporânea tem demonstrado isso de muitas formas. Muitas vezes, essas inúmeras produções potentes que lemos, ouvimos falar não chegam até os leitores como gostaríamos, mas basta caminhar entre os autores independentes de uma feira literária para conhecer os diversos mundos que coexistem entre nós”, diz Stella D’Avansso.

O Festival apresenta a intervenção artística Manifesto da Sobrevivência, que utiliza tecidos que afirmam o lugar da ancestralidade nos tempos atuais, mostrando que as diversas estratégias e tecnologias de sobrevivência dos povos negros e originários é o que vai garantir a sobrevivência dos nossos descendentes. A apresentação é da atriz Renata Reis, que realiza uma pesquisa sobre expressões artísticas periféricas que dialogam com pautas identitárias.

"Estamos empenhados em tornar a literatura mais acessível e engajadora, visando não somente inspirar uma nova geração de escritores, mas também estimular um amplo espectro de leitores a se envolverem ativamente. Este projeto é um passo crucial nessa direção, refletindo nosso compromisso contínuo com o enriquecimento cultural e intelectual da nossa sociedade," afirma Marilia Marton, secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas.

“A proposta é interagir com escritores e escritoras premiados ou finalistas do Prêmio São Paulo de Literatura que estão construindo a nossa literatura contemporânea. Queremos conhecer olhares tão distintos e peculiares sobre a diversidade cultural brasileira e como ela vem se apresentando em suas obras”, diz Marcos Kirst, que complementa “a literatura está viva e independe das plataformas de leitura. Depende de criadores e leitores. O digital é um facilitador para a criação literária, bem como um poderoso meio para conquistar novos públicos”.

Serviço:

Festival Literatura Brasileira no XXI
Data: 9 de novembro
Horário: 13h30
Local: Centro Cultural de Diadema (Rua Graciosa, 300 – Diadema / SP)

[31/10/2024 09:00:00]