Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #343 – Reflexões e ações urgentes em prol do mercado do livro e do fomento à leitura no Brasil
PublishNews, Redação, 21/10/2024
Painéis discutiram políticas públicas, Lei Cortez, o papel das editoras, livrarias, entidades de classe e todas os elos da cadeira sobre as questões mais relevantes do mercado editorial

No Podcast do PublishNews desta semana, reproduzimos dois painéis realizados na Casa PublishNews na Flip 2024: Reflexões e ações urgentes em prol do mercado do livro e do fomento à leitura no Brasil (I e II). Foram duas mesas que falaram sobre políticas públicas, Lei Cortez, o papel das editoras, livrarias, entidades de classe e todas os elos da cadeira sobre as questões mais relevantes do nosso mercado.

Na primeira parte, o painel teve a presença de:

  • Ângelo Xavier (presidente da Abrelivros – Associação Brasileira de Livros e Conteúdos Educacionais, diretor-geral da Editora Moderna)
  • Cecilia Arbolave (editora da Lote 42, fundadora da Banca Tatuí, organizadora da feira Miolo(s))
  • Lizandra Magon (presidente da LIBRE – Liga Brasileira de Editoras, diretora-editorial da Editora Jandaíra)
  • Luciano Monteiro (vice-presidente da CBL – Câmara Brasileira do Livro, diretor de Comunicação e Sustentabilidade do Grupo Santillana)
  • Mediação: Guilherme Sobota (editor-chefe do PublishNews)

Na segunda parte do podcast, contamos com:

  • Fabiano Piúba (secretário de Formação, Livro e Leitura do Ministério da Cultura)
  • Renata Costa (Ex-secretária do Plano Nacional do Livro e Leitura, gestora da empresa Palavralida)
  • Rui Campos (diretor de comunicação da ANL – Associação Nacional de Livrarias, sócio da Livraria da Travessa)
  • Vagner Amaro (bibliotecário, jornalista, publisher da Malê Editora)
  • Mediação: Cristiane Mateus (publisher da Maralto Edições)

A Casa PublishNews 2024 teve como patrocinadores master: CBL, Grupo Elo Editorial e MVB. Patrocínio da Abertivos, Alta Books, Bookwire, Carreira Literária, DBA, Drummond Livraria, Editora da Ponte, Labrador, Maralto, NESPE, Radar de Licitações e UmLivro. E apoio da Gráfica Viena e do Sesc.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
Rafaella Machado e Janine Durand compartilham suas experiências em projetos que promovem a leitura em penitenciárias e instituições para adolescentes
Episódio retoma conversa na Flip com Antonio Hermida, Daniel Lameira, Ramiro Macedo e Rafaela Lamas
Seminário Retratos da Leitura no Brasil​, realizado em dezembro em São Paulo (SP), discutiu diversos aspectos da pesquisa e do PNLL
Neste episódio, um pouco da cerimônia da segunda edição do ranking 'Melhores Empresas Para Trabalhar – Mercado Editorial'
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Livro fornece um manual estratégico para empreender no mercado de software em meio a canibalização e a comoditização dos softwares ERP tradicionais
Espaço publieditorial reúne informações sobre livros lançados por editoras, forma independente ou autopublicados
Janaína Barros, Kim Doria e Tereza Grimaldi, os convidados do episódio, contam particularidades dos encontros e das conversas de clubes de leitura voltados para pequenos leitores. Ouça!
"Notícias recentes mostram que o país discute hoje temas que, no Brasil, costumam aparecer como dilemas do futuro, como concentração de mercado, equilíbrio entre cultura e varejo e sustentabilidade econômica das livrarias"
Novo filme de Chloé Zhao, com Jessie Buckley e Paul Mescal, é uma adaptação literária de beleza aterradora que dá vida à primeira esposa de William Shakespeare, Agnes, e ao seu filho Hamnet
Não vejo razão para que os livros de criança recebam menos atenção que uma obra de Shakespeare.
Peter Hunt
Pesquisador britânico

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar