Com programação gratuita, Casa Record na Flip reúne nomes da literatura de todo o Brasil e de Portugal
PublishNews, Redação, 07/10/2024
Luiz Antonio Simas abre os trabalhos no espaço do Grupo Editorial Record na quinta (11). Quase 30 autores e colaboradores da Record participam da programação, entre eles Carla Madeira e Elayne Baeta

Casa Record na Flip 2024 terá autores de diversos selos do Grupo | © Record
Casa Record na Flip 2024 terá autores de diversos selos do Grupo | © Record
A Casa Record na Flip reunirá 24 de seus autores ao longo de três dias de programação, entre 10 e 12 de outubro, em Paraty. Grandes nomes do catálogo da Record vão conversar sobre literatura e temas contemporâneos. Para comportar um público maior, este ano as conversas serão realizadas no jardim. Toda a programação é gratuita, sujeita à lotação do espaço que fica na Rua Dr. Pereira, 396, no Centro.

A abertura da Casa Record, na quinta (10), às 13h, contará com o historiador Luiz Antonio Simas, que promoverá uma aula aberta no estilo das que promove em praças e bares do Rio. Simas preparou para a José Olympio uma inédita edição comentada de A alma encantadora das ruas, clássico do grande homenageado da Flip 2024, que será lançado na Casa Record. Simas retorna no dia 12 para falar de seu livro de estreia no universo infanto-juvenil com outro estreante no segmento, o escritor Sérgio Rodrigues.

A casa vai promover encontros inéditos como o da mineira Carla Madeira com a baiana Elayne Baeta, sensação da literatura jovem que bateu o recorde de pré-venda de um autor brasileiro em 2024, do trio de autoras pernambucanas Clarice Freire, Bethânia Pires Amaro e Daniela Arrais e do cronista Marcelo Moutinho com o repórter Vitor Hugo Brandalise, da Rádio Novelo. De Marabá, no Pará, vem o escritor Airton Souza, finalista do Prêmio São Paulo e semifinalista do Oceanos com Outono de carne estranha, que vai conversar sobre literatura e democracia com Henrique Rodrigues e Renan Silva, atual vencedor do prêmio Kindle com A voz que ninguém escutou.

O português José Luís Peixoto, que lança Abraço na Casa Record, divide a mesa com Adriana Lunardi, autora de Contos céticos. Vindo também de Portugal, onde mora atualmente, Rafael Gallo lança Cavalos no escuro, de contos, conversa com Marta Barcellos, autora do romance A cortesia da casa. Consagrado nome da música clássica, o maestro João Carlos Martins está confirmado em mesa ao lado de seu biógrafo, o jornalista Jamil Chade, autor de O indomável. A psicanálise dará o tom do encontro de Christian Dunker, de A arte de amar, e Tatiana Paranaguá, de Vínculo fantasma.

No último dia, Marcia Tiburi conversa com Jamil Chade sobre seu último livro pela Civilização Brasileira, O mundo em disputa, e o historiador Vitor Soares, idealizador do História em meia hora, maior podcast de História do Brasil, divide a mesa com o escritor gaúcho Giovanni Arceno, seu parceiro na escrita do livro-jogo O porão, que trata sobre a ditadura militar no Brasil. No encerramento, um sarau homenageia Adélia Prado.

Confira os dias e horários das atrações da Casa Record na Flip abaixo.

Quinta-feira, 10

  • 13h – Luiz Antonio Simas – Da casa às ruas: Uma aula
  • 15h – Carla Madeira e Elayne Baeta – Nossas recordistas – mediação: Rodrigo Lacerda
  • 17h – Rafael Gallo e Marta Barcellos – O personagem do conto ao romance – mediação: Simone Magno
  • 19h – Marcelo Moutinho e Vitor Hugo Brandalise – O livro como reportagem – mediação: Joselia Aguiar

Sexta-feira, 11

  • 10h – Airton Souza, Henrique Rodrigues e Renan Silva – A literatura democrática dos prêmios – mediação: Rodrigo Lacerda
  • 12h – Jamil Chade e João Carlos Martins – A trajetória de um indomável – mediação: Rafael Sento Sé
  • 14h – Daniela Arrais, Clarice Freire e Bethânia Pires Amaro – Mulheres e o tempo da coragem – mediação: Simone Magno

Sábado, 12

  • 11h – Luiz Antonio Simas e Sérgio Rodrigues – O imaginário e o encantamento da leitura para todas as idades – mediação: Simone Magno
  • 12h30 – Marcia Tiburi – Mundo em disputa e a utopia da vida – mediação: Jamil Chade
  • 14h – Vitor Soares e Giovanni Arceno – Novos formatos para ampliar o público leitor – mediação: Rafael Sento Sé
  • 15h – José Luís Peixoto e Adriana Lunardi – Pequenas grandes histórias – mediação: Rodrigo Lacerda
  • 17h – Christian Dunker e Tatiana Paranaguá – Vínculos amorosos contemporâneos – mediação: Mayra Rodrigues
  • 19h – Sarau Adélia Prado
[07/10/2024 11:00:00]