
O primeiro dos sete episódios, todos com direção de Hilton Lacerda e Letícia Simões, resgata a visita de Graciliano Ramos e Dalcídio Jurandir à União Soviética em 1952. Escritores de notável sensibilidade social, ambos integraram uma das comitivas de artistas montadas pelo Partido Comunista Russo para conhecer o país durante as comemorações do Dia do Trabalho, em 1º de maio.
Em outro episódio, Chico Buarque e Vinícius de Moraes conversam sobre a composição de Valsinhas, música do álbum Construção. Enquanto Lygia Fagundes Telles e Carlos Drummond de Andrade encontram nas cartas, mais do que inspiração artística, uma relação de carinho e afeto.
Também são apresentadas as correspondências, amizades e obras entre Hélio Oiticica e Neville d'Almeida; Caio Fernando Abreu e Maria Adelaide Amaral; Lygia Clark e Hélio Oiticica; e Otto Lara Resende e Murilo Rubião.
Após a exibição inédita no canal, às quintas-feiras, o episódio pode ser assistido a partir do dia seguinte no CurtaOn – Clube de Documentários, disponível no Prime Video Channels, da Amazon, na Claro TV+ e no site oficial da plataforma (CurtaOn.com.br).
A série é uma produção da Pacto Filmes viabilizada pelo Curta! através do Fundo Setorial do Audiovisual (FSA).