
Nesta quinta-feira (3), às 18h, a escritora Surina Mariana lança a obra 108 (Longe) em São Paulo, na livraria Na Nuvem (Alameda Eduardo Prado, 493, Campos Elíseos). O evento é o último da turnê de lançamento do livro, que já passou pelas cidades de Curitiba, Florianópolis e Brasília. A obra parte da história de Mariana, uma mulher que decide abandonar a carreira na repartição pública de Brasília para começar uma nova vida num centro de retiros europeu após sofrer um acidente de bicicleta. Alternada com capítulos de flashes da vida de Sidarta Gautama, o príncipe que deixou o palácio há 2500 anos para tornar-se Buda, o livro trabalha a busca pelo fim do sofrimento como uma questão contemporânea e atual.
Esse paralelismo de histórias produz um subtexto que pode ser lido como uma espécie de mensagem do livro, como reflete a autora: “De um jeito ou de outro, todos nós conhecemos o sofrimento e carregamos no corpo a semente do Buda. Todos nós desejamos um tipo de felicidade que não conseguimos nomear”.
Focado em uma protagonista feminina, a obra tem inspiração autobiográfica, mas é um livro de ficção. “Tenho uma fascinação por histórias - reais ou não - de pessoas que embarcam de maneira radical numa aventura, deixando tudo para trás. De uma forma ou de outra, estas são normalmente histórias sobre a busca de sentido”, comenta Surina. “Todos os meus livros envolvem uma protagonista — uma mulher — que rompe com a ordem e se lança ao desconhecido”.
Para a autora, 108 trata da relação que temos com aquilo que é mais essencial para nós, e sobre como esta relação é capaz de destruir a aparente solidez da nossa vida para nos reconstruir em novas bases. “É um livro que fala sobre busca espiritual e sobre viagem. Sobre o que perdemos quando decidimos começar algo novo. Sobre o sofrimento e sobre o desejo de encontrar sentido diante da impermanência da vida”, completa.
SERVIÇO
Lançamento do livro 108 (Longe)
Data: 03 de outubro
Horário: 18h
Local: Livraria na Nuvem (Alameda Eduardo Prado, 493 – São Paulo / SP)