
A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, indica ainda o perfil do visitante da Bienal do Livro de São Paulo: em relação à procedência, 54,6% são da capital paulista, 22,5% da Grande São Paulo, 15,9% do interior do Estado e 7% de outros estados. Os números mostram também um evento no qual as mulheres foram a grande a maioria, com 69,8% do gênero feminino, 28,5% masculino e 1,2% de outros; 0,5% não responderam. A pesquisa apontou o grau de satisfação dos visitantes em 92,10%.
Outro dado indicou que a maioria dos visitantes está na faixa etária de 18 a 24 anos (43,3%), seguido de 25 a 29 anos (18,6%) e de 30 a 39 anos (17,1%). O público de 40 a 49 representaram 13,8% dos visitantes; de 50 a 59 anos (5%) e de 60 anos ou mais (2,2%).
Ações como cashback (no valor pago pelo ingresso) e vale-livro (voucher individual de R$ 60, distribuído a 123 mil alunos e servidores da rede municipal de educação) foram destinados à aquisição de livros direto com as editoras, no valor de R$ 7 milhões, durante os dez dias da Bienal. Nest edição, foram 683 autores nacionais e 33 internacionais.
"A demanda aferida pela Bienal dimensiona o poder de compra do visitante e disposição para adquirir os livros direto no caixa do expositor. A Bienal do Livro se consagra como ponto de encontro dos amantes dos livros, local apropriado para vivenciar a experiência com as obras e adquirir exemplares. Ao todo foram 227 expositores, que disponibilizaram mais de 500 selos editoriais, num catálogo completo e diversificado em gêneros literários, somando 3,65 milhões de livros", diz o comunicado da Bienal.
De acordo com pesquisa realizada com os expositores, houve um aumento de 83% na média diária de faturamento se comparado à edição de 2022, e mais da metade deles consideraram a edição de 2024 melhor do que as edições anteriores.
O retorno ao Distrito Anhembi recebeu a aprovação de 80% dos expositores e 93% planeja voltar na próxima edição.

Consolidada na rota das grandes feiras literárias internacionais, a Bienal do Livro este ano teve como país convidado de honra a Colômbia, presente no evento com um estande de 300m2 com o tema "A selva e suas histórias possíveis", com arquitetura inspirada nas paisagens naturais da Amazônia colombiana. A delegação convidada trouxe uma comitiva de chefs de cozinha e 17 autores renomados, além de grupos musicais, promovendo atividades em seu estande e também participando da programação em todos os 13 espaços oficiais.
Principais números da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Público visitante | 722 mil |
Ticket médio | R$ 208,14 |
Compra online de ingressos | 96% dos ingressos |
Ações de incentivo - vale-livro | R$ 7 milhões |
Ações de incentivo – Cashback | 3 milhões |
Quantidade de livros | 3,65 milhões |
Selos editoriais | Mais de 500 |
Área ocupada total | 75 mil metros quadrados |
Expositores | 227 expositores |
Espaços culturais | 13 |
Horas de programação | 2.000 |
Autores nacionais | 683 |
Autores internacionais | 33 |
Visitação escolar | 90 mil |
A 27ª Bienal do Livro de São Paulo contou com o patrocínio do Itaú, que apresentou o evento; AON, Colgate, Grupo Tecnoset, BIC, Suzano e MVB, que renovaram suas parcerias. E nesta edição contou ainda com novos patrocinadores: Paper Excellence, Faber-Castell, Skeelo, Sylvamo, CCR, Open Text, Micro Focus, Grupo Syn, Shopping Cidade São Paulo e o CAF (Banco da América Latina e Caribe),que se juntaram à Bienal do Livro de SP pela primeira vez.