27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo recebeu 722 mil visitantes
PublishNews, Redação, 15/09/2024
Edição de 2024 superou a de 2022, com público 9,39% maior; pesquisa aponta grau de satisfação dos visitantes de 92,10% e dos expositores de 80%

Público superou as expectativas e cresceu quase 10% em relação ao evento de 2022 | © Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Público superou as expectativas e cresceu quase 10% em relação ao evento de 2022 | © Bienal Internacional do Livro de São Paulo
A 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo acabou neste domingo (15), no Distrito Anhembi, como a maior edição dos últimos 10 anos, ao receber 722 mil visitantes, um percentual 9,39% superior ao público do evento em 2022 – segundo os dados divulgados pela organização no final desta tarde. O evento teve, segundo dados prévios divulgados pela Secretaria Municipal de Turismo (SMTur), através do Observatório do Turismo e Eventos da SPTuris, um ticket-médio de R$ 208,14.

A pesquisa, realizada entre os dias 6 e 15 de setembro, indica ainda o perfil do visitante da Bienal do Livro de São Paulo: em relação à procedência, 54,6% são da capital paulista, 22,5% da Grande São Paulo, 15,9% do interior do Estado e 7% de outros estados. Os números mostram também um evento no qual as mulheres foram a grande a maioria, com 69,8% do gênero feminino, 28,5% masculino e 1,2% de outros; 0,5% não responderam. A pesquisa apontou o grau de satisfação dos visitantes em 92,10%.

Outro dado indicou que a maioria dos visitantes está na faixa etária de 18 a 24 anos (43,3%), seguido de 25 a 29 anos (18,6%) e de 30 a 39 anos (17,1%). O público de 40 a 49 representaram 13,8% dos visitantes; de 50 a 59 anos (5%) e de 60 anos ou mais (2,2%).

Ações como cashback (no valor pago pelo ingresso) e vale-livro (voucher individual de R$ 60, distribuído a 123 mil alunos e servidores da rede municipal de educação) foram destinados à aquisição de livros direto com as editoras, no valor de R$ 7 milhões, durante os dez dias da Bienal. Nest edição, foram 683 autores nacionais e 33 internacionais.

"A demanda aferida pela Bienal dimensiona o poder de compra do visitante e disposição para adquirir os livros direto no caixa do expositor. A Bienal do Livro se consagra como ponto de encontro dos amantes dos livros, local apropriado para vivenciar a experiência com as obras e adquirir exemplares. Ao todo foram 227 expositores, que disponibilizaram mais de 500 selos editoriais, num catálogo completo e diversificado em gêneros literários, somando 3,65 milhões de livros", diz o comunicado da Bienal.

De acordo com pesquisa realizada com os expositores, houve um aumento de 83% na média diária de faturamento se comparado à edição de 2022, e mais da metade deles consideraram a edição de 2024 melhor do que as edições anteriores.

O retorno ao Distrito Anhembi recebeu a aprovação de 80% dos expositores e 93% planeja voltar na próxima edição.

Aumento médio no faturamento dos expositores foi de 83% | © Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Aumento médio no faturamento dos expositores foi de 83% | © Bienal Internacional do Livro de São Paulo
Sevani Matos, presidente da Câmara Brasileira do Livro (CBL), realizadora do evento, comemorou os resultados desta edição. “As melhorias que pensamos surtiram resultados. É muito gratificante ter 93% do público e 80% dos expositores satisfeitos com o evento. Isso só reforça a importância da Bienal do Livro para trazer protagonismo ao livro e a leitura que são os alicerces para uma sociedade mais democrática, justa e próspera”, diz Sevani.

Consolidada na rota das grandes feiras literárias internacionais, a Bienal do Livro este ano teve como país convidado de honra a Colômbia, presente no evento com um estande de 300m2 com o tema "A selva e suas histórias possíveis", com arquitetura inspirada nas paisagens naturais da Amazônia colombiana. A delegação convidada trouxe uma comitiva de chefs de cozinha e 17 autores renomados, além de grupos musicais, promovendo atividades em seu estande e também participando da programação em todos os 13 espaços oficiais.

Principais números da 27ª Bienal Internacional do Livro de São Paulo

Público visitante

722 mil

Ticket médio

R$ 208,14

Compra online de ingressos

96% dos ingressos

Ações de incentivo - vale-livro

R$ 7 milhões

Ações de incentivo – Cashback

3 milhões

Quantidade de livros

3,65 milhões

Selos editoriais

Mais de 500

Área ocupada total

75 mil metros quadrados

Expositores

227 expositores

Espaços culturais

13

Horas de programação

2.000

Autores nacionais

683

Autores internacionais

33

Visitação escolar

90 mil

A 27ª Bienal do Livro de São Paulo contou com o patrocínio do Itaú, que apresentou o evento; AON, Colgate, Grupo Tecnoset, BIC, Suzano e MVB, que renovaram suas parcerias. E nesta edição contou ainda com novos patrocinadores: Paper Excellence, Faber-Castell, Skeelo, Sylvamo, CCR, Open Text, Micro Focus, Grupo Syn, Shopping Cidade São Paulo e o CAF (Banco da América Latina e Caribe),que se juntaram à Bienal do Livro de SP pela primeira vez.

Tags: Bienal de SP
[15/09/2024 18:20:00]