7º Festival de História (fHist) promove maratona literária em Diamantina
PublishNews, Redação, 13/09/2024
Evento reúne na cidade histórica mineira uma série de debates, conferências, feiras, minicursos, exposições e shows

Convidados fHist | © Divulgação
Convidados fHist | © Divulgação

A 7ª edição do Festival de História (fHist) acontece entre os dias 18 e 21 de setembro, em Diamantina (MG), no Vale do Jequitinhonha. Seguindo a tendência de refletir sobre temas contemporâneos e urgentes, dessa vez o fHist aborda a temática “Tempo de Extremos”, debatendo a intolerância, o negacionismo e a aceleração das mudanças climáticas. Mas não apenas. A programação gratuita conta com 34 atividades literárias, educativas e de formação, além de shows, performances e exposições que ampliam as reflexões, no Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim, 166 – Diamantina / MG).

Aldair Carlos Rodrigues, Aline Weber Sulzbacher, Caroline Silveira Bauer, Jean Carlos Hochsprung Miguel, João Gustavo Melo, Jorge Nahas, Joyce Silva, Juan Pedro Bretas Roa, Lavínia Rocha, Letícia Cesarino, Marcella Albaines Farias da Costa, Marina de Mello e Souza, Moacir Maia, Keila Carvalho, Pedro Telles da Silveira, Pilar Lacerda, Ricardo Ribeiro de Castro Solar, Vânia Cáus e Vitória Fonseca são alguns dos historiadores, cientistas, pesquisadores e jornalistas confirmados para as mesas literárias, prosas com autores, oficina, seminário e minicursos.

A programação do 7º fHist é inteiramente gratuita. Devido à limitação da capacidade de público em alguns ambientes, para as mesas de debates e outras atividades de formação, como minicursos e conferências, que acontecem no histórico Teatro Santa Izabel de Diamantina, datado do século XIX, é necessário realizar inscrição prévia neste link.

Para o coordenador Américo Antunes, jornalista e idealizador fHist, esta edição do festival condensa as vivências drásticas que as sociedades têm enfrentado nos últimos anos, em diferentes partes do mundo. “Hoje, nós vivemos desafios extraordinários. Tanto do ponto de vista de nossas conquistas civilizatórias, da liberdade e da democracia, que estão ameaçadas pelo negacionismo e pelas fake news. Quanto pelas mudanças climáticas, negadas por aqueles que não reconhecem a importância da ciência”, avalia Antunes.

SERVIÇO

7º Festival de História (fHist)
Quando: 18 a 21 de setembro
Onde: Teatro Santa Izabel (Praça Dom Joaquim, 166 – Diamantina / MG)
Entrada franca
Veja a programação completa neste link
Inscrições para mesas e atividades formativas neste link

[13/09/2024 10:00:00]