O mapa contém duas versões. Em uma delas, o leitor pode marcar os estandes que quer visitar e ainda ter acesso a dicas do Clube sobre os melhores espaços, promoções e livros – pensadas com base no público-alvo do projeto; e a segunda, uma versão em branco e mais simples, voltada para o leitor que já sabe o que quer, só com os destaques dos seus estandes favoritos.
As responsáveis pelo clube – Ana Karoline Mesquita Pacheco de Brites, Julia Ricci Vaz, Manuela Marques Ferreira, Aline Patrícia Souza e Silva, Alana Rafaela Sousa da Silva e Mariana Rodrigues Franco – explicam que a ideia do mapa surgiu da oportunidade de ajudar os leitores criando um conteúdo que as pessoas vão realmente consumir. “Somos leituras assíduas das Bienais, inclusive entramos no app da Bienal assim que foi lançado, mas esse ano o evento pecou no lado visual. O mapa disponibilizado no app, por exemplo, é uma planta arquitetônica, não feita pensada na usabilidade do usuário”, explicam.
O mapa do Clube funciona como um PDF normal e as pessoas interessadas podem baixar e ter acesso mesmo offline. Antes mesmo do início da Bienal o mapa viralizou nas redes sociais.
Qualquer pessoa pode ter acesso acessando o link na bio do Instagram do Clube do Livro Neon (@neonclubedolivro).
O Clube do Livro Neon nasceu em setembro de 2023 a partir “de uma vontade de pertencer, visto que leitura ainda é um hobby nichado”, explicam as responsáveis. “Nós criamos esse espaço em um grupo do WhatsApp, fazendo leituras coletivas, sorteios, jogos e quizzes, entre outras coisas". Hoje o clube possui mais de 200 membros.
@drehcardoso18 #@neonclubedolivro bienaldolivrosp #bienaldolivrorj #autoresnabienaldolivro #bienaldoliveo #bienaldolivro2024 #bienalsp #fu #fy #booktokbrasil #booktok #bookish #bookworm #libros #bienal #livros #bienaldolivro2023 #bienaldolivro ♬ som original - Universo em páginas