A Lista de Mais Vendidos do PublishNews desta semana apresenta um aumento de 17% no volume de vendas em livrarias brasileiras em relação à última apuração. O destaque vai para a Morro Branco, editora adquirida pelo Grupo Editorial Alta Books em julho, que emplacou nove livros entre as 19 novidades desta semana.
A grande presença na lista é, segundo a editora, resultado de uma ação promocional realizada em uma das redes de livrarias presentes na apuração da lista.
Entre essas estreias está Um conto para ser tempo, da cineasta, sacerdote zen-budista e escritora Ruth Ozeki, vencedora do Women’s Prize em 2022. O livro, que ocupa a 7ª posição em Ficção, conta a história de Nao, uma jovem que planeja documentar a fascinante vida de sua bisavó, uma monja Zen-Budista de 104 anos. Do outro lado do Pacífico, em uma remota ilha do Canadá, Ruth encontra na orla da praia, uma lancheira com vários objetos desconexos, como um velho relógio de pulso, algumas cartas amareladas e o que aparenta ser um diário escrito por uma garota japonesa. A cada página lida, Ruth se aprofunda cada vez mais nas histórias e é levada a um passado à beira do colapso.
Outras duas obras que merecem destaque são Princípios milenares (Academia), de Tiago Brunet, e Vender, lucrar, escalar (Gente), de Raphael Mattos, que estrearam no segundo e terceiro lugar da Lista Geral, atrás apenas de Novena e festa da padroeira do Brasil 2024 (Santuário).
Em Princípios milenares, que também figura na lista de Não Ficção, o autor best-seller de Especialista em pessoas e Descubra seu destino, apresenta dez leis espirituais para alcançar paz e prosperidade. Já em Vender, lucrar, escalar, pertencente à lista de Negócios, Mattos ajuda empreendedores a terem sucesso com seus negócios.
Vale lembrar também que a lista desta semana ainda reflete os efeitos do filme É assim que acaba, inspirado na obra de mesmo nome escrita por Colleen Hoover, e que estreou nos cinemas no último mês. Dois livros da autora – É assim que acaba e É assim que começa – figuram na Lista Geral. Em Ficção, sete obras de Colleen aparecem na apuração.
Confira todas as novidades da semana:
Ficção
- Um conto para ser tempo (Morro Branco), de Ruth Ozeki
- Lua de sangue (Morro Branco), de N. K. Jemisin
- Alamut (Morro Branco), de Vladimir Bartol
- Vita nostra (Morro Branco), de Marina Dyachenko / Sergey Dyachenko
- Sombras do Sol (Morro Branco), de N. K. Jemisin
Não Ficção
- Princípios milenares (Academia), de Tiago Brunet
- Mediunidade na Umbanda (Citadel), de Rodrigo Queiroz
- Imagens da branquitude (Companhia das Letras), de Lilia Moritz Schwarcz
- Os 7 poderes (LVM), de Luiz Philippe de Orleans e Bragança
Autoajuda
- Prosperidade suprema (Citadel), de William Sanches
- O problema é seu (Editora Vida), Tiago Brunet
- Parentalidade - Da teoria a prática (Literare Books), Waldyane Zanca
Infantojuvenil
- Codinome Verity (Morro Branco), de Elizabeth Wein
- Era uma vez meu k-idol (Alta Novel), de Kat Cho
- Entre gravetos e ossos (Morro Branco), de Seanan McGuire
- Everless (Morro Branco), de Sara Holland
- Sob o céu açucarado (Morro Branco), de Seanan McGuire
Negócios
- Vender, lucrar, escalar (Gente), de Raphael Matos
- Tração e resultado (Gente), de Paulo Tenorio
No ranking das editoras, o Grupo Editorial Alta Books assume a primeira posição com 12 obras emplacadas na lista. O Grupo Editorial Record aparece na segunda posição com 11, e a Planeta em terceiro, com dez.