Fundação Dorina Nowill para Cegos e Editora Mostarda se unem em estande acessível na Bienal do Livro de SP
PublishNews, Redação, 06/09/2024
Durante a feira, está programada a exposição de livros em tinta-braille, produzidos pela própria Fundação Dorina, oficinas, rodas de conversa e leitura dramatizada dos lançamentos da Editora Mostarda

A Fundação Dorina Nowill para Cegos e a Editora Mostarda se uniram para participar da 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, entre os dias 06 e 15 de setembro, no Distrito Anhembi, com uma proposta de acessibilidade e inclusão.

O estande contará com piso podotátil e mapa tátil, audiodescrição em todos os espaços e programação diferenciada com temas relacionados à inclusão e acessibilidade, além de uma equipe treinada para receber todo o público presente, em especial as pessoas cegas e com baixa visão.

Durante a feira, está programada a exposição de livros em tinta-braille, produzidos pela própria Fundação Dorina, oficinas, rodas de conversa e leitura dramatizada dos lançamentos da Editora Mostarda, além de atividades infantis exclusivas para a garotada que serão realizadas pela Fundação Dorina, como pintura em relevo e vivência com escrita e leitura braille.

Além das temáticas relacionadas à diversidade e inclusão, também será abordada a questão da saúde mental, principalmente entre o público da geração Z. A equipe que estará presente no estande é composta por profissionais capacitados e preparados para atender o público em geral. Para trabalhar na mostra, dois atendentes com baixa visão foram contratados pelo programa de Empregabilidade da Fundação.

Confira abaixo a programação da Editora Mostarda na Bienal do Livro de SP:

06/09

15h - Bate-papo "Lendas e fábulas africanas" com o autor Marcos Cajé e Elisa Oliveira

19h30 - Roda de conversa: "Família, infância e ancestralidade" com Alberto Rodrigues e Carol Braga

07/09

10h - Contação de histórias: "Meu pé de África" com Marcos Cajé

14h - Leitura dramatizada: Livro “Da Terra” com Alberto Rodrigues

15h - Bate-papo: “A potência da literatura para a construção da afetividade” com os autores Marcos Cajé e Marcio Roberto do Carmo convidam Girlaine e Simão Miranda

19h - Bate-papo: "Criando uma HQ afrofantástica" Marcos Cajé e Carlos Gritti

08/09

10h - Contação de histórias: "Meu pé de África" com Marcos Cajé

15h - Contação de histórias: Lançamento de "Imani" com Marcos Cajé

17h - Bate-papo: "Na Rua, na casa e na biblioteca: A infância de Mário de Andrade em São Paulo" com André Augustus Diasz e convidados

09/09

10h - Painel: "Imani: O potencial das pessoas com deficiência visual" com Marcos Cajé, Fundação Dorina Nowill, Andreia Queiroz e Leonardo Malavazzi – no Espaço Infâncias

11h - Contação de história: "Meu pé de África" com Marcos Cajé

14h - Debate: "Desafios e soluções para uma literatura inclusiva" com participação de Andressa Maltese e convidados – no Estande Amazon Kindle A48

15h - Contação de história: "Imani" com Andreia Queiroz, Fundação Dorina Nowill e Marcos Cajé

10/09

10h – Dorina Infantil: "Vivência com escrita e leitura braille" e "Pintura em relevo" (Fundação Dorina No will)

15h - Bate-papo: sobre "Literatura antirracista" com Marcos Cajé, Marcia Mendes e Simone Botelho

16h - Leitura dramatizada: "Heroínas da liberdade" com Cássia Vale e Luciana Palmeira

11/09

10h - "Vivência com escrita e leitura braille" e "Pintura em relevo" (Dorina Infantil)

15h - Mesa: "Da criação à inclusão: garantindo a acessibilidade na produção literária" (Fundação Dorina Nowill, a confirmar)

19h30 - Bate-papo: "Heróis negros: narrativas de luta e protagonismo no mercado editorial" com Francisco Lima Neto e convidados

12/09

10h - Dorina Infantil: “Vivência com escrita e leitura braille — Pintura em relevo”

15h - Leitura e tarde de autógrafos: “Gestão Pública: Inovando o Serviço Público a partir das Pessoas”

19h30 - Lançamento e autógrafos: “Saúde emocional da Familia”

13/09

10h - Menina Sonhadoras: Guardiã do futuro" com a autora Flávia Martins de Carvalho – no Espaço Infâncias

10h - Dorina Infantil: "Vivência com escrita e leitura braille — Pintura em relevo" – no estande Editora Mostarda

11h - Antirracismo nas escolas: Com Flávia Martins e convidados: Lavinia Rocha e Allan de Souza – na Arena Cultural

14h - Oficina: Audiodescrição: uma prática inclusiva" com Cláudia Scheer da Fundação Dorina)

15h - Roda de conversa: Dream Gap" (Autora: Flávia Martins de Carvalho)

19h30 - Roda de conversa: "Como anda a saúde emocional das crianças e adolescentes?" (Autora: Carol Braga)

14/09

10h - Oficina: "Aprender Libras é possível!" (Claudio Maroto)

11h - Contação de história: "Imani" (Marcos Cajé)

13h - Bate-papo: "Criando uma HQ afrofantástica" (Marcos Cajé e Carlos Gritti)

14h - Bate-papo: "O papel do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) na garantia do direito ao acesso ao livro e à leitura para adolescentes do sistema socieoducativo". (Flávia Martins de Carvalho e Edinaldo Cesar Santos Júnior)

15h30 - Bate-papo: "Educação antirracista: um compromisso com o futuro" (Flávia Martins, Luiz Roberto Marighetti, Luciano Alves dos Reis e Valéria Olímpio)

17h - Bate-papo: "Quase dois irmãos: as histórias de Lima Barreto e João do Rio para crianças" (André Augustus Diasz e Fabiano Ormaneze)

19h - Bate-papo: "Imprensa antirracista: o que Glória Maria perguntaria para João do Rio e Luiz Gama?" (Fabiano Ormaneze, Francisco Lima Neto e Duílio Fabbri Júnior)

15/09

11h - Lançamento e sessão de autógrafos: da "Coleção Black Power - Aleijadinho" (Fabiano Ormaneze, Diego Amaro e Douglas Reverie)

15h - Oficina: "Inclusão com respeito: conheça as siglas e os termos da comunidade surda" (Claudio Maroto)

[06/09/2024 08:00:00]