L&PM celebra 50 anos na Bienal do Livro de São Paulo com nova plataforma educacional
PublishNews, Redação, 03/09/2024
Proposta da L&PM na Classe é levar um conteúdo de alta qualidade aliado à abordagem do microlearning para dar suporte aos professores e às escolas; Thalita Rebouças também lança novo livro pela editora

Print do site da nova plataforma L&PM na Classe, uma das novidades da editora na Bienal de São Paulo | ©
Print do site da nova plataforma L&PM na Classe, uma das novidades da editora na Bienal de São Paulo | ©
A L&PM – editora gaúcha que completa 50 anos em 2024 – estará presente na 27ª edição da Bienal Internacional do Livro de São Paulo (6 a 15 de setembro), no Distrito Anhembi, onde vai apresentar a sua nova plataforma educacional, chamada L&PM na Classe.

Thalita Rebouças e Renato Caminha também lançam pela editora seu novo livro Falando sério sobre a adolescência, com duas sessões de autógrafos na Bienal. Os autógrafos ocorrem nos dia 8 e 15 de setembro, às 16h, no estande da L&PM Editores (H56).

Com 44 capítulos temáticos, o livro é voltado para famílias que buscam ter mais conhecimento e escopo para se relacionar com os principais tópicos que geram sofrimento e apreensão durante a adolescência, como abuso, masturbação, depressão, entre outros. "Com sensibilidade, tato e respeito, Thalita e Renato oferecem um texto acessível e franco com os conhecimentos mais atualizados da psicologia sobre uma das fases mais enigmáticas da vida", diz a sinopse do livro.

L&PM na Classe

Segundo a editora, esta será a primeira plataforma digital no Brasil que desenvolve conteúdo de literatura em formato de microlearning (microaprendizagem), uma abordagem de ensino com "conteúdos sucintos, objetivos e direcionados para professores, estudantes e familiares".

O microlearning se expandiu com o boom da internet nos anos 1990, segundo a editora. Trata-se de uma abordagem que proporciona apresentar conteúdos complexos de maneira condensada, mas nunca resumida. Produzido de “professor para professor”, esse conteúdo sobre os livros — que permite ao estudante ter um aprofundamento da obra a partir de sua contextualização —, é um apoio ao trabalho em sala de aula ao mesmo tempo que aproxima estudantes e seus familiares de leituras vistas muitas vezes como difíceis ou enfadonhas. A plataforma também vem para dialogar com uma linguagem que os jovens vivenciam no seu dia a dia, como vídeos, imagens, links, tudo conectado. Os cards são atrativos, diretos e multimídia, assim como a linguagem das redes.

A primeira oportunidade de colocar a L&PM na Classe a serviço dos estudantes foi implementada no projeto-piloto realizado na Escola do Sesi, em Gravataí (RS), no ano passado, nas turmas de Ensino Médio de Língua Portuguesa. Agora, em 2024, duas escolas do Sesi do Rio Grande do Sul e sete escolas da rede pública do estado já estão trabalhando com a plataforma. Entre as obras disponíveis estão títulos como Quincas Borba e Várias histórias, de Machado de Assis; A metamorfose, de Franz Kafka; Lisístrata: A greve do sexo, de Aristófanes; e Alice no País das Maravilhas, de Lewis Carroll.

Na plataforma, por meio de webcards em formato de stories, o estudante vai percorrendo o conteúdo criado especificamente para aquela obra em uma trilha educativa, que proporciona testes de compreensão, conhecimento, entre outros. A elaboração dos conteúdos se apoia nas principais pesquisas de neurociência que embasam os benefícios de dividir a leitura entre o papel e as telas.

A ideia também é que os familiares participem da atividade do estudante. Para tanto, algumas informações sobre o livro são dadas de modo que possa surgir um diálogo em casa. “Queremos apoiar o trabalho dos professores, auxiliar os estudantes e ainda instigar nas famílias a vontade de ler o livro”, enfatiza Janine Mogendorff, head de produto e comunicação da L&PM na Classe.

De professor para professor

Neste primeiro momento, a plataforma está focada nas leituras obrigatórias de vestibular, mas a ideia é ampliar o alcance das obras e, inclusive, atender o Ensino Fundamental. O conteúdo da L&PM na Classe é pensado “de professor para professor”. A ideia é que o professor que elabora o conteúdo — também inserido no universo do ensino de literatura — esteja alinhado com o professor de sala de aula, que lida com diversas barreiras, sendo a principal o baixo interesse dos estudantes pela leitura. Além disso, os conteúdos são todos projetados a partir das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e com indicações das competências e habilidades desenvolvidas em cada atividade.

A plataforma vem para otimizar o escasso tempo do professor e aprofundar a compreensão crítica do estudante, aprimorar a experiência literária e a eficiência no uso do tempo dos educadores com estratégias para apoiar o progresso dos estudantes ao longo da jornada. E o principal: “chamar” o jovem para o livro e despertar seu interesse e, por que não, paixão pela literatura, sem descuidar do mais importante: a saúde mental dos adolescentes mediante o alto consumo de telas.

Para conhecer mais, é possível acessar a página www.lpmnaclasse.com.br/.

[03/09/2024 16:40:00]