InterLivro 2024 ganha um novo nome na programação: a escritora Juliana Giacobelli
PublishNews, Redação, 04/09/2024
Programação do PublishNews vai discutir assuntos quentes do mercado editorial, com nomes de referência para o cenário nacional e participações internacionais; encontro é no espaço Papo de Mercado MVB, dentro da Bienal

Escritora Juliana Giacobelli passa a fazer parte da programação do InterLivro 2024 | © Arquivo pessoal
Escritora Juliana Giacobelli passa a fazer parte da programação do InterLivro 2024 | © Arquivo pessoal
A escritora Juliana Giacobelli – que está lançando o livro Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca (Pitaya) – é a mais recente adição à programação do InterLivro – Encontro Internacional de Profissionais do Livro 2024. A programação realizada pelo PublishNews chega à sua 7ª edição e vai discutir assuntos quentes do mercado editorial, com nomes de referência para o cenário nacional e participações internacionais. O encontro será no dia 9 de setembro, a partir das 9h45, e está inserido no espaço Papo de Mercado MVB, dentro da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, no Distrito Anhembi.

A participação é gratuita para quem já estiver dentro da Bienal. O PublishNews pede aos interessados que se inscrevam por este formulário. A inscrição, porém, não garante a entrada – o espaço é sujeito à lotação.

Neste ano, o InterLivro conta com dois formatos. Pela manhã, a partir das 10h30, se realiza um formato de discussões que tem sido visto em outras feiras do livro, dentro e fora do Brasil – mesas de debates mais concisas e rápidas, em que os convidados fazem intervenções breves e o público, também envolvido no meio editorial profissionalmente, participa de forma mais ativa.

Nesse formato, serão debatidos, entre 11h e 13h, temas como a relação entre editoras e livrarias, plataformas de livros digitais, tradução, direitos internacionais e boas práticas de metadados. Os encontros são voltados para profissionais do livro ou interessados no mercado que queiram aprender mais e discutir os processos nessas áreas.

À tarde, a partir das 14h, a programação volta com conversas e mesas de discussões mais tradicionais. Nesse formato, a agenda terá mesas sobre audiolivros, demanda e mercado editorial, e modelos de negócios com inspiração no Young Adult – mesa que vai contar agora, também, com Juliana Giacobelli. Em todas as mesas, convidados internacionais debates com profissionais do livro brasileiro os assuntos, sob diferentes perspectivas.

O InterLivro é uma realização do PublishNews, com patrocínio de MVB América Latina, Skeelo e Radar de Licitações, e apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Gráfica Viena e Faculdade LabPub. A curadoria é dos jornalistas do PN, Guilherme Sobota e Talita Facchini.

A autora

Juliana Giacobelli nasceu em São Paulo e rabiscava histórias antes mesmo de saber ler. Autora de fantasia e romances LGBTQIAPN+, gosta de escrever livros que fazem rir, chorar e deixar o coração quentinho no final. Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca sai agora pelo novo selo da HarperCollins Brasil, o Pitaya, e foi vencedor do Prêmio Amazon de Literatura Jovem e é o primeiro romance contemporâneo de Juliana a ser publicado tradicionalmente. Você pode encontrá-la no Instagram em @jgiacobelliescreve ou no TikTok em @jgescreve.

Veja a programação do InterLivro 2024:

9h45: Café da manhã, com apoio da Faculdade LabPub

10h30-11h: Venda para o governo: como colocar o seu livro nos programas públicos

  • Natalia Vieira (Radar de Licitações)

11h-13h: Espaços de debate – Status do mercado editorial brasileiro em 2024

Venha debater assuntos de interesse com especialistas do mercado. Formato: um ou dois especialistas convidados conduzem conversas abertas com profissionais do mercado sobre assuntos urgentes.

Editoras e Livrarias: o estado atual das relações

  • Cynthia Muller (Coordenadora comercial da Editora Planeta)
  • Rui Campos (fundador da Livraria da Travessa)

Possibilidades de negócio para o livro digital: plataformas e bibliotecas virtuais

  • Joana de Conti (Head Of Account Management na Bookwire Brasil)
  • Giselle Guimarães Ramos (CEO da Minha Biblioteca)

Tradução e direitos internacionais: tira-dúvidas e possibilidades

  • Anna Luiza Cardoso (agente e sócia da LVB&Co)
  • Rayanna Pereira (Coordenadora do Brazilian Publishers/CBL)

Tira-dúvidas sobre metadados: como aprimorar na prática os processos de dados para vender mais?

  • Ricardo Costa (CEO da MVB América Latina)

13h-14h: Intervalo para almoço

14h-14h30: Perspectiva Internacional: O usos da inteligência artificial no mercado editorial, com Cristina Flores Sanhueza (Centro Nacional de Inteligencia Artificial, Chile)

Palestra sobre os usos da IA no mercado editorial.

14h30-15h30: Audiolivro: modelos de negócio e estratégias de produção e distribuição

Na mesa, os convidados poderão discutir os modelos de negócio para o segmento do setor do livro que mais cresce no mundo. Mesmo assim, as vendas à la carte de audiolivros ainda não ultrapassam 1% do faturamento digital das editoras nessa modalidade. O modelo não funciona no Brasil? Quais são os exemplos de mercados internacionais que podem funcionar se transportados para o Brasil? Quais são as formas de produção com que as empresas brasileiras e estrangeiras estão trabalhando? A inteligência artificial já é uma prática comum entre as nossas práticas? Se não, como impulsionar o modelo de negócios com essas ferramentas?

  • Marcelo Gioia (Managing Director da Bookwire Brasil)
  • André Palme (CMCO do Skeelo)
  • Cristina Flores Sanhueza (coordenadora no Centro Nacional de Inteligencia Artificial, Chile)
  • Gustavo Roa Nieto (presidente da Centauro Comunicaciones)
  • Mediação: Guilherme Sobota (editor-chefe do PublishNews)

15h35-16h35: Leitura no Brasil e na Colômbia: demanda, mercado e governo

O mercado editorial no Brasil se relaciona com uma restrição estrutural de demanda – um problema estrutural que impede as pessoas de acessar um produto ou serviço. Dados de diversas pesquisas apontam quase 60% da população com um nível até intermediário de leitura, que permite que um indivíduo leia textos mais simples e determinados livros, mas há um limite. O número de leitores totalmente proficientes no Brasil é baixo. Existe uma parte enorme da população brasileira que está fora da demanda do setor editorial. Como combater esse obstáculo? Como a experiência de formação de leitores na Colômbia pode contribuir para este debate?

  • Zoara Failla (coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do IPL)
  • Silvia Castrillón (fundadora das instituições Fundalectura, Asolectura e ACLIJ na Colômbia)
  • Ângelo Xavier (Presidente da Abrelivros)
  • Karine Pansa (Presidente da IPA)

16h35-17h20: Conexões Brasil-Portugal: o YA como potência para a formação de leitores e o desenvolvimento de negócios do livro

O assunto é: estratégia de negócios de autores e editoras voltados para o público Young Adult. Diversos livros deste recorte etário têm aparecido nas listas de mais vendidos há alguns anos. Com o impulso do TikTok, os livros Young Adult ganharam ainda mais fôlego e atingiram uma popularidade não vista antes. Diversos subgêneros – como fantasia, romance, romantasia e até ficção cristã – se apresentam para renovar o chamado YA ano a ano. Como esse nicho de mercado opera e pode contribuir para outros setores da indústria do livro? É possível pensar em YA como instrumento de formação de leitores? Qual a importância da formação de comunidades on-line para o desenvolvimento dos livros?

  • Rafaella Machado (editora-executiva no Grupo Editorial Record)
  • Rodrigo Manhita (editor e diretor criativo na Penguin Random House Portugal)
  • Juliana Giacobelli (escritora e vencedora do Prêmio Amazon de Literatura Jovem)
  • Mediação: Talita Facchini (editora-assistente do PublishNews)

17h25-17h35: Comunidade HUB PN

  • Daniela Carqueijó (Analista de marketing do PublishNews)

17h35-17h45: Anúncio vencedor Prêmio Jovens Talentos

  • Ricardo Arcon (Diretor-executivo do PublishNews)

17h45-18h30: Espumantes e networking

[04/09/2024 08:00:00]