A participação é gratuita para quem já estiver dentro da Bienal. O PublishNews pede aos interessados que se inscrevam por este formulário. A inscrição, porém, não garante a entrada – o espaço é sujeito à lotação.
Neste ano, o InterLivro conta com dois formatos. Pela manhã, a partir das 10h30, se realiza um formato de discussões que tem sido visto em outras feiras do livro, dentro e fora do Brasil – mesas de debates mais concisas e rápidas, em que os convidados fazem intervenções breves e o público, também envolvido no meio editorial profissionalmente, participa de forma mais ativa.
Nesse formato, serão debatidos, entre 11h e 13h, temas como a relação entre editoras e livrarias, plataformas de livros digitais, tradução, direitos internacionais e boas práticas de metadados. Os encontros são voltados para profissionais do livro ou interessados no mercado que queiram aprender mais e discutir os processos nessas áreas.
À tarde, a partir das 14h, a programação volta com conversas e mesas de discussões mais tradicionais. Nesse formato, a agenda terá mesas sobre audiolivros, demanda e mercado editorial, e modelos de negócios com inspiração no Young Adult – mesa que vai contar agora, também, com Juliana Giacobelli. Em todas as mesas, convidados internacionais debates com profissionais do livro brasileiro os assuntos, sob diferentes perspectivas.
O InterLivro é uma realização do PublishNews, com patrocínio de MVB América Latina, Skeelo e Radar de Licitações, e apoio da Câmara Brasileira do Livro (CBL), Gráfica Viena e Faculdade LabPub. A curadoria é dos jornalistas do PN, Guilherme Sobota e Talita Facchini.
A autora
Juliana Giacobelli nasceu em São Paulo e rabiscava histórias antes mesmo de saber ler. Autora de fantasia e romances LGBTQIAPN+, gosta de escrever livros que fazem rir, chorar e deixar o coração quentinho no final. Coronel Mostarda com o castiçal na biblioteca sai agora pelo novo selo da HarperCollins Brasil, o Pitaya, e foi vencedor do Prêmio Amazon de Literatura Jovem e é o primeiro romance contemporâneo de Juliana a ser publicado tradicionalmente. Você pode encontrá-la no Instagram em @jgiacobelliescreve ou no TikTok em @jgescreve.
Veja a programação do InterLivro 2024:
9h45: Café da manhã, com apoio da Faculdade LabPub
10h30-11h: Venda para o governo: como colocar o seu livro nos programas públicos
- Natalia Vieira (Radar de Licitações)
11h-13h: Espaços de debate – Status do mercado editorial brasileiro em 2024
Venha debater assuntos de interesse com especialistas do mercado. Formato: um ou dois especialistas convidados conduzem conversas abertas com profissionais do mercado sobre assuntos urgentes.
Editoras e Livrarias: o estado atual das relações
- Cynthia Muller (Coordenadora comercial da Editora Planeta)
- Rui Campos (fundador da Livraria da Travessa)
Possibilidades de negócio para o livro digital: plataformas e bibliotecas virtuais
- Joana de Conti (Head Of Account Management na Bookwire Brasil)
- Giselle Guimarães Ramos (CEO da Minha Biblioteca)
Tradução e direitos internacionais: tira-dúvidas e possibilidades
- Anna Luiza Cardoso (agente e sócia da LVB&Co)
- Rayanna Pereira (Coordenadora do Brazilian Publishers/CBL)
Tira-dúvidas sobre metadados: como aprimorar na prática os processos de dados para vender mais?
- Ricardo Costa (CEO da MVB América Latina)
13h-14h: Intervalo para almoço
14h-14h30: Perspectiva Internacional: O usos da inteligência artificial no mercado editorial, com Cristina Flores Sanhueza (Centro Nacional de Inteligencia Artificial, Chile)
Palestra sobre os usos da IA no mercado editorial.
14h30-15h30: Audiolivro: modelos de negócio e estratégias de produção e distribuição
Na mesa, os convidados poderão discutir os modelos de negócio para o segmento do setor do livro que mais cresce no mundo. Mesmo assim, as vendas à la carte de audiolivros ainda não ultrapassam 1% do faturamento digital das editoras nessa modalidade. O modelo não funciona no Brasil? Quais são os exemplos de mercados internacionais que podem funcionar se transportados para o Brasil? Quais são as formas de produção com que as empresas brasileiras e estrangeiras estão trabalhando? A inteligência artificial já é uma prática comum entre as nossas práticas? Se não, como impulsionar o modelo de negócios com essas ferramentas?
- Marcelo Gioia (Managing Director da Bookwire Brasil)
- André Palme (CMCO do Skeelo)
- Cristina Flores Sanhueza (coordenadora no Centro Nacional de Inteligencia Artificial, Chile)
- Gustavo Roa Nieto (presidente da Centauro Comunicaciones)
- Mediação: Guilherme Sobota (editor-chefe do PublishNews)
15h35-16h35: Leitura no Brasil e na Colômbia: demanda, mercado e governo
O mercado editorial no Brasil se relaciona com uma restrição estrutural de demanda – um problema estrutural que impede as pessoas de acessar um produto ou serviço. Dados de diversas pesquisas apontam quase 60% da população com um nível até intermediário de leitura, que permite que um indivíduo leia textos mais simples e determinados livros, mas há um limite. O número de leitores totalmente proficientes no Brasil é baixo. Existe uma parte enorme da população brasileira que está fora da demanda do setor editorial. Como combater esse obstáculo? Como a experiência de formação de leitores na Colômbia pode contribuir para este debate?
- Zoara Failla (coordenadora da pesquisa Retratos da Leitura no Brasil do IPL)
- Silvia Castrillón (fundadora das instituições Fundalectura, Asolectura e ACLIJ na Colômbia)
- Ângelo Xavier (Presidente da Abrelivros)
- Karine Pansa (Presidente da IPA)
16h35-17h20: Conexões Brasil-Portugal: o YA como potência para a formação de leitores e o desenvolvimento de negócios do livro
O assunto é: estratégia de negócios de autores e editoras voltados para o público Young Adult. Diversos livros deste recorte etário têm aparecido nas listas de mais vendidos há alguns anos. Com o impulso do TikTok, os livros Young Adult ganharam ainda mais fôlego e atingiram uma popularidade não vista antes. Diversos subgêneros – como fantasia, romance, romantasia e até ficção cristã – se apresentam para renovar o chamado YA ano a ano. Como esse nicho de mercado opera e pode contribuir para outros setores da indústria do livro? É possível pensar em YA como instrumento de formação de leitores? Qual a importância da formação de comunidades on-line para o desenvolvimento dos livros?
- Rafaella Machado (editora-executiva no Grupo Editorial Record)
- Rodrigo Manhita (editor e diretor criativo na Penguin Random House Portugal)
- Juliana Giacobelli (escritora e vencedora do Prêmio Amazon de Literatura Jovem)
- Mediação: Talita Facchini (editora-assistente do PublishNews)
17h25-17h35: Comunidade HUB PN
- Daniela Carqueijó (Analista de marketing do PublishNews)
17h35-17h45: Anúncio vencedor Prêmio Jovens Talentos
- Ricardo Arcon (Diretor-executivo do PublishNews)
17h45-18h30: Espumantes e networking