Inteligência artificial é tema da 15ª edição do Seminário Internacional Biblioteca Viva
PublishNews, Redação, 23/08/2024
Evento ocorre entre 10 e 12 de setembro e discute os caminhos da IA para inovação, colaboração e inclusão, além de celebrar os 40 anos do SisEB

Evento discute os caminhos da IA para inovação, colaboração e inclusão, além de celebrar os 40 anos do SisEB | © Freepik
Evento discute os caminhos da IA para inovação, colaboração e inclusão, além de celebrar os 40 anos do SisEB | © Freepik

A “inteligência a serviço da inteligência” é parte do tema da mesa-redonda que abre as discussões sobre Inteligência Artificial: Caminhos para inovação, colaboração e inclusão, eixo que norteará toda a programação do 15º Seminário Internacional Biblioteca Viva, que ocorre nos dias 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 – São Paulo / SP), e em 12 de setembro, na Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – São Paulo / SP) e Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz FIlho, 1205 – São Paulo / SP).

Promovido pela Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo, pelo SisEB (Sistema Estadual de Bibliotecas Públicas de São Paulo) com gestão da SP Leituras, o objetivo do encontro é proporcionar reflexões sobre os desafios contemporâneos, fomentar a troca de experiências com quem advoga a favor das bibliotecas, além de permitir a apresentação de ideias criativas apoiadas na inovação da tecnologia para fortalecer esses espaços de cultura e conhecimento.

A rápida evolução tecnológica das últimas décadas resultou na integração acelerada da inteligência artificial (IA) no nosso dia a dia. A adequação às soluções emergentes envolve a adaptação das práticas e processos para tirar proveito das inovações nas atividades cotidianas. Empresas e instituições estão sendo desafiadas a ajustar suas estruturas e sistemas para integrar a IA de maneira eficiente, ética e positiva. Isso inclui atualizar conhecimentos, reorganizar processos de trabalho e se conscientizar sobre os benefícios potenciais na sociedade. A implementação bem-sucedida das novas tecnologias pode possibilitar outras alternativas para os negócios, desde que feita com planejamento, responsabilidade e intenções claras.

O impacto das novas tecnologias no âmbito das bibliotecas é um tema que está em alta nas capacitações oferecidas pelo SisEB, que em 2024 completa 40 anos de atuação para inspirar, fortalecer e transformar as 1448 bibliotecas/salas de leitura de acesso público cadastradas no território paulista. O primeiro curso que tratou do assunto (A Inteligência Artificial nas bibliotecas e nos serviços de informação) ocorreu em novembro de 2023. Desde então, ao menos duas vezes por ano, outras turmas são formadas com vagas esgotadas em menos de 24 horas. A próxima, que vai tratar sobre “Inteligência artificial nas bibliotecas – Conceitos e práticas: quando o imaterial se torna real”, será presencial nos municípios de Penápolis, Garça e São Carlos, entre 5 e 7 de novembro.

Agora, como tema central do Seminário Internacional Biblioteca Viva, que completa 15 anos de história como um dos mais importantes eventos da área em toda a América Latina, a expectativa é expandir a discussão, a reflexão e a atualização em IA nas bibliotecas para um público de cerca de mil pessoas.

A programação conta com palestrantes do Brasil, Alemanha, França e México, que trarão um panorama das bibliotecas nos tempos da IA e com espaço para a apresentação de paineis e pôsteres digitais que destacam trabalhos de profissionais de todo o País. Figuras internacionais importantes estarão presentes, como Jean-Philippe Moreux (Biblioteca Nacional da França), Frank Seeliger (Biblioteca da Universidade de Wildau, Alemanha), Philippe Colomb (Comitê Francês Internacional de Bibliotecas e Documentação, França), Laura Niembro (Feira Internacional do Livro de Guadalajara), Anna Kasprizik (Centro de Informação para Economia de Leibniz, Alemanha), entre convidados do Brasil como os escritores Paulo Scott e Giovana Madalosso.

Território expandido: minicursos gratuitos na Biblioteca Parque Villa-Lobos e Biblioteca de São Paulo fecham programação do Seminário BIblioteca Viva

Além da vasta programação, o Seminário contará com um minicurso sobre “Quais ferramentas de IA podem ser usadas em bibliotecas?” que será realizado na Biblioteca de São Paulo. Já, na Biblioteca Parque Villa-Lobos ocorrerá também um minicurso sobre “Pesquisa bibliográfica com suporte da inteligência artificial”. As atividades, gratuitas, acontecem no dia 12 de setembro, das 14h30 às 17h30, em cada equipamento. Lembrando que as vagas são limitadas e devem ser feitas pelo site do evento.

"A rápida evolução da Inteligência Artificial exige que ajustemos nossas práticas e processos para aproveitar as inovações de forma ética e eficaz. No contexto das bibliotecas, essa transformação pode abrir novas possibilidades para fortalecer e enriquecer esses espaços de cultura e conhecimento”, destaca a secretária da Cultura, Economia e Indústria Criativas, Marília Marton.

“A alta procura pelos cursos sobre o tema oferecidos pelo SisEB é, para nós, um dado interessante, uma vez que muitos ainda veem a IA como oposta ao trabalho das bibliotecas. Precisamos desfazer este mito e ampliar o olhar dos profissionais para que a incorporação da inovação em atividades que vão desde a catalogação e a criação e otimização de políticas e processos de trabalho até o desenvolvimento e gestão de atividades culturais e atendimento ao público contribua para reconfigurar o papel das bibliotecas como centros de aprendizado e transformação social muito além das estantes de livros”, diz Pierre André Ruprecht, diretor executivo da SP Leituras. Segundo ele, o evento é uma oportunidade para explorar como a Inteligência Artificial pode não apenas modernizar os centros de cultura e conhecimento, mas também contribuir para que sejam motores de inclusão e acessibilidade para seus frequentadores e espaço para formação ampliada e construção autônoma de conhecimento.

SERVIÇO

15º Seminário Internacional Biblioteca Viva - “Inteligência Artificial: Caminhos para Inovação, Colaboração e Inclusão”.

Datas: 10 e 11 de setembro, no Centro de Convenções Rebouças (Av. Rebouças, 600 – São Paulo / SP), e 12 de setembro na Biblioteca de São Paulo (Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – São Paulo / SP) e na Biblioteca Parque Villa-Lobos (Av. Queiroz FIlho, 1205 – São Paulo / SP).

Programação completa e Inscrições gratuitas pelo site.

[23/08/2024 10:00:00]