Secretaria de Cultura do Rio terá três dias de programação na Festa Literária Internacional de Paraty
PublishNews, Redação, 22/08/2024
Artistas fluminenses foram selecionados através de convocatória e vão ocupar o espaço gratuitamente

Após o evento, propostas selecionadas vão ganhar um template para divulgação em suas redes e um certificado, que irá somar-se ao seu portfólio artístico | © Divulgação
Após o evento, propostas selecionadas vão ganhar um template para divulgação em suas redes e um certificado, que irá somar-se ao seu portfólio artístico | © Divulgação

A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro (Sececrj) divulgou, nesta quarta-feira (21), o resultado da convocatória para seleção de propostas que vão fazer parte da 22ª edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip). Um espaço será reservado de forma exclusiva e gratuita para fazedores de cultura fluminenses, de diferentes segmentos artísticos, participarem do evento.

As propostas selecionadas vão ganhar um template para divulgação em suas redes e um certificado, que irá somar-se ao seu portfólio artístico. A Flip ocorre entre os dias 9 e 13 de outubro. A programação completa da Sececrj pode ser encontrada no link.

Este é o terceiro ano consecutivo que a Sececrj, através da Superintendência de Leitura e Conhecimento, participa e, assim como nas edições anteriores, abre oportunidade para preenchimento da programação por meio de convocatória pública. O objetivo é permitir que os produtores do estado possam participar do evento de forma democrática, garantindo visibilidade às diferentes manifestações culturais dos territórios do Rio de Janeiro.

Natural da Ilha do Governador (RJ), Almir Chiaratti, 36 anos, já participa da Flip desde 2022. Na ocasião, o artista lançou o seu primeiro livro (Fissão) e realizou um show multilinguagem de seu segundo álbum. O ator, músico e poeta explica que a experiência adquirida e o contato com diferentes pessoas do meio cultural o ajudou a ganhar reconhecimento e prepará-lo para concorrer a editais na área.

"Observo que esse acontecimento foi fundamental para a valorização do meu trabalho como poeta e compositor, pois no ano seguinte meu show foi contemplado em editais públicos e privados. Este espaço que nos é fornecido pela Sececrj é um lugar que remete a afeto e carinho, pois assim fui tratado nos últimos anos quando participei", conta Chiaratti, que estará presente nesta edição, mais uma vez, agora com o lançamento de seu segundo livro (Asterisco), que contará com apresentações de poesias faladas e música instrumental.

A chamada pública recebeu 166 propostas de diversos estados, como São Paulo, Minas Gerais, Paraíba, Maranhão, Santa Catarina e Brasília. No entanto, por regra, apenas as inscrições de proponentes do Rio de Janeiro foram avaliadas e contempladas.

"Após o sucesso em 2022 e 2023, nós estamos compondo, mais uma vez, a programação da Flip. Queremos continuar com a tradição de oferecer aos visitantes o espaço mais democrático da Feira, oportunizando o acesso à cultura através do nosso estande. Nossa intenção é construir a programação de forma que promova a classe cultural e artística do estado. A Festa Literária Internacional de Paraty é uma vitrine muito grande para quem trabalha com literatura, por isso, queremos alcançar o maior número de pessoas possível", explica a Secretária de Estado de Cultura e Economia Criativa, Danielle Barros.

O espaço, chamado de Casa da Leitura e do Conhecimento, será dedicado a atividades como lançamento de livros, contação de histórias, palestras e outras apresentações artísticas. Ao todo, 42 propostas foram escolhidas.

"Esta será a terceira vez que a Casa da Leitura e do Conhecimento abre as portas em uma das Festas Literárias mais importantes do Brasil e, tal qual tem sido a nossa missão até aqui, permanecerá democrática, plural e abrangente. Nossa expectativa é, com a parceria do poder municipal, uma vez mais, proporcionar um espaço que seja, não só, tecnicamente de qualidade, com a infraestrutura adequada para que os artistas do Estado do Rio de Janeiro possam mostrar seus trabalhos, mas também um lugar que seja lindo de conhecer e estar", completa o superintendente de Leitura e Conhecimento, Yke Leon.

[22/08/2024 10:00:00]