Livraria Megafauna abre segunda unidade e anuncia festival de poesia em 2025
PublishNews, Redação, 19/08/2024
Nova unidade fica no Teatro Cultura Artística; evento de inauguração ocorre na manhã do dia 25 de agosto, domingo, e contará com cortejo do bloco Ilú Obá de Min

Montagem da nova Megafauna, no Teatro Cultura Artística, segue a todo vapor | © Megafauna
Montagem da nova Megafauna, no Teatro Cultura Artística, segue a todo vapor | © Megafauna
A Megafauna, livraria que se estabeleceu como espaço de debates literários em São Paulo, vai abrir uma nova unidade no Teatro Cultura Artística (Rua Nestor Pestana, 196 – São Paulo / SP). O evento de inauguração ocorre na manhã do dia 25 de agosto, próximo domingo, e contará com cortejo do bloco Ilú Obá de Min, que percorrerá os 500 metros que separam as duas lojas.

A partir de setembro, a Megafauna passa a realizar um programa literário contínuo em um dos auditórios do Cultura Artística, ampliando seu programa de debates que também seguirá acontecendo na unidade do Copan. A programação da segunda unidade mantém as linhas de pesquisa e curadoria que já fazem parte da identidade da Megafauna, segundo a livraria.

Além de nomes internacionais, autores como Tiganá Santana, Aline Motta e Pedro Cesarino (terça-feira, 3 de setembro, às 19h); Maria Isabel Iorio e Barulhista (terça-feira, 17 de setembro, às 19h); Helio Flanders, Fabrício Corsaletti e Roberta Martinelli (terça-feira, 24 de setembro, às 19h) já têm eventos marcados no auditório da nova unidade.

Outra novidade é a programação dedicada à infância. A nova loja dispõe de espaço especial para esse público e nas manhãs de sábados a livraria organizará leituras para o público infantil. “As crianças vão ganhar mais atenção na nova unidade, com um espaço qualificado, um catálogo ampliado e um programa de leitura a cada sábado”, diz Flávia Santos, livreira da Megafauna. O programa infantil, apelidado de “Lê Pra Mim”, estreia com leitura de O patinho feio, de Hans Christian Andersen (editora 34, trad. Heloisa Jahn), pela atriz Mika Lins, no dia 07 de setembro.

Festival de poesia

A primeira edição do Festival Poesia no Centro vai ocorrer de 16 a 18 de maio de 2025, no Cultura Artística e em outros locais dedicados ao livro e à literatura no centro de São Paulo.

O projeto dá continuidade e amplia o programa de mesmo nome que vem sendo realizado mensalmente pela Livraria Megafauna e que já contou com a participação de poetas como Ana Estaregui, Ana Martins Marques, Jarid Arraes, Leonardo Gandolfi, Luiza Romão, Miriam Alves, Natalie Diaz, Nina Rizzi, Oswaldo de Camargo e Patricia Lino.

A programação principal do festival será realizada no auditório do térreo do Cultura Artística, que tem capacidade para até 150 pessoas, e terá aproximadamente quinze encontros. Entrevistas com autores brasileiros e internacionais, leituras, apresentações artísticas e mesas dedicadas a discussões sobre poesia são alguns dos formatos aventados para o festival.

Visando expandir a abrangência do programa e criar parcerias com livrarias e organizações culturais dedicadas à literatura no centro de São Paulo, a Megafauna pretende também realizar atividades como oficinas e rodas de conversa em outros espaços da região. A ideia é elaborar, junto a cada espaço parceiro, ações que evidenciem suas linhas curatoriais e que ajudem a valorizar a perambulação literária pelo bairro.

O festival será realizado com apoio da Lei de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet, e conta com patrocínio da Ambev. Realização da Livraria Megafauna e Ministério da Cultura – Governo Federal – Brasil.

Por que poesia?

Dedicar uma programação à poesia é uma oportunidade de expandir a reflexão acerca de temas fundamentais da atualidade, de olhar e debater o mundo a partir da perspectiva desse gênero textual, de acordo com a organização do evento.

"Queremos saber a que tipo de reflexão a poesia pode nos levar. Como investiga temas contemporâneos e de que forma estes tempos ressoam nos versos", diz Irene de Hollanda, que dirige o festival ao lado de Fernanda Diamant. Segundo as diretoras, o festival não deixará de olhar para a poesia também sob seus aspectos formais, tratando das especificidades da linguagem. Para Diamant, "o festival também será um espaço para falar dos temas inerentes ao poema: as particularidades e os diálogos criativos envolvidos no processo de tradução, a proximidade com a música, o teatro, a performance, a oralidade".

O Festival Poesia no Centro buscará ampliar o público de leitores desse gênero, ao mesmo tempo que se dedicará a explorar as fronteiras do poema, atraindo o público interessado nas mais variadas expressões artísticas e também nos debates contemporâneos. Rita Palmeira, que coordena a curadoria do festival, ressalta que "a poesia brasileira está em um momento importante. Projetos editoriais de vulto e programações voltadas ao gênero vêm sendo implementados, o que, certamente, contribuirá para a ampliação de público leitor de poesia no país. Além disso, e isto aparece tanto aqui quanto fora do país, a definição da poesia vem se alargando. Décadas atrás, talvez não imaginássemos um Nobel para um poeta e letrista genial como Bob Dylan".

Inauguração da nova Megafauna com cortejo com bloco afro Ilú Obá De Min

Domingo, 25 de agosto
11h concentração em frente à Megafauna Copan
12h30 chegada prevista ao Cultura Artística
Megafauna Copan: Av. Ipiranga, 200, loja 53
Megafauna Teatro: Rua Nestor Pestana, 196

[19/08/2024 11:00:00]