Fabio Santiago lança novo livro em São Paulo na Ria Livraria
PublishNews, Redação, 16/08/2024
Evento de lançamento de 'Todo verso é vício' conta também com uma apresentação musical da banda Saco de Ratos neste sábado (17)

Fabio Santiago, autor de 'Todo verso é vício' | © Divulgação
Fabio Santiago, autor de 'Todo verso é vício' | © Divulgação
O selo Editoria, da Ria Livraria (Rua Marinho Falcão, 58, Sumarezinho – São Paulo / SP), realiza o lançamento da obra Todo verso é vício, de Fabio Santiago, neste sábado (17), a partir das 17h na sede da livraria. O evento conta com a apresentação musical da banda Saco de Ratos, liderada pelo dramaturgo e ator Mário Bortolotto.

Todo verso é vício é um poema de maior fôlego, entrecortado por onze poemas. O livro percorre a obsessão pela escrita e o vício pela poesia.

“O livro é sobre a paixão, obsessão e o vício pela escrita. Este é o ponto central, escrever para não morrer, o verso vício de cada dia. Quando comecei a rascunhar, me deparei com um personagem que rompia a tela em branco e queria berrar, as ondas de sua embarcação começaram a me levar por águas agitadas e desconhecidas, era Augusto, o homem do mar, quem conduzia o poema em mar adentro”, explica o autor Fabio Santiago.

“Escrever este livro navegante, rompendo correntes marítimas foi um desbravar de oceanos, começou com as tormentas de um homem do mar e terminou nas águas agitadas da poesia, no balé das ondas, embriagadas, embriagantes, um baile, uma contradança”, concluiu.

A obra também tem um texto de orelha assinada pelo escritor e crítico literário José Castello: “Fabio escreve como um ritmista. É o balanço das palavras e não seus duros significados, é o entrechoque entre elas que o guia. É como estar em um baile: ou você se levanta e dança, se entregando à vibração da música, ou você se cala. No caso: fecha o livro”.

A Ria Livraria fica localizada na rua Marinho Falcão, 58, no bairro do Sumarezinho, próximo à estação de metrô da Vila Madalena e funciona de segunda a sábado, das 16h até a meia-noite.

Fabio Santiago nasceu em Maceió, radicado em Curitiba, é formado em Comunicação Social, Publicitário e jornalista. Concorreu em 1997 a uma Bolsa Vitae, para jovens estudantes, por indicação do escritor, Valêncio Xavier. Criador do blog “Acre Infuso”, em 2004. Recebeu, em 2005, uma menção honrosa do “Quepe do Comodoro”, premiação do diretor de cinema Carlos Recheinbach. Em 2018, teve o poema Flores e sombras na dobra do tempo, publicado em uma Antologia Poética da Editora Chiado. Publicou o e-book Mar de sombras, em 2019, na Amazon. Em 2020, estreou com o livro Intramuros, pela Editora Penalux. Iniciou em 2021 uma coluna de Crônicas no site da Kotter Editorial. Neste mesmo ano, publicou o livro Versos magros, também pela Kotter Editorial. Em 2022, publica pela Editora OIA Cantos temporais, e a versão física do Mar de sombras. Em 2023 publicou o livro de crônicas A marca do Vampiro, pela Kotter Editorial.

EditoRia

A Ria lançou em 2023 o EditoRia, selo editorial da livraria. De forma independente, a editora publica obras de autores frequentadores do espaço e de jovens nomes da literatura nacional. Para Marcos Benuthe, fundador da Ria Livraria e idealizador do EditoRia: “a livraria chegou em um momento de realizar o sonho de muitos escritores que querem lançar o seu livro sem muita dificuldade”. O selo vai praticar preços populares e nosso empenho maior não é com vendas, mas disseminar a cultura”. O caminho editorial é árduo e longo, mas a EditoRia se apresenta como guia para ajudar na publicação de obras de autores e respeito às suas criações literárias.

Tags: Ria Livraria
[16/08/2024 11:50:00]