
Com projeto gráfico de Gabriel Menezes e capa produzida pelo próprio poeta, Poesia, galera! é uma obra que mescla cores sóbrias e fortes em uma diagramação dinâmica e ágil. O objetivo é dialogar com o público-alvo, os jovens, trazendo-os para perto da literatura produzida onde vivem. Um projeto literário voltado para estudantes é essencial para desenvolver habilidades de leitura e escrita. Focado na poesia, ele aguça os sentidos, desperta sensibilidades, amplia a visão de mundo e explora os recursos linguísticos e estéticos da língua portuguesa.
Poesia e tecnologia
Além da versão impressa, que para Behr é o melhor suporte para a poesia, visto que “o livro não é deletável”, o projeto se desdobra também para o mundo digital. “A poesia não pode se dar ao luxo de esnobar essas novas tecnologias”, brinca o poeta. “Com a internet, o acesso à informação ficou imediato. Isso é uma coisa importante”, ressalta. Desse modo, a publicação fica disponível também em formato virtual, hospedada em nicolasbehr.com.br e conta, ainda, com códigos QR que levam a áudios de poemas recitados pela atriz Malu Mader.
Confira um poema declamado:
Atividades formativas
Junto à circulação com a obra por escolas, Behr realiza também palestra sobre o livro e o hábito de ler e escrever em cada uma das quatro instituições percorridas. Na palestra, o autor pretende apresentar seus vários métodos de criação textual, com intuito de ampliar o universo poético e o conceito de poesia dos participantes. Essa atividade é uma forma de quebrar a barreira entre escritor e leitor, além de ser um incentivo para que os participantes exercitem a criatividade e encontrem poesia em acontecimentos cotidianos.
Conterrâneo de Manoel de Barros, Nicolas Behr nasceu em Cuiabá, em 1958, e vive desde 1974 em Brasília. Associado à geração mimeógrafo e à poesia marginal brasileira, publicou mais de 20 livros desde 1977, quando estreou com Iogurte com farinha e, hoje, se consolida como relevante nome da literatura produzida na capital federal. Recentemente, foi semifinalista do Prêmio Oceanos 2023, com o livro O itinerário do curativo (Editora Reformatório), e carrega extensa bagagem de experiências literárias. Já trabalhou como redator publicitário, fundou várias ONGs ambientalistas no DF e atualmente se dedica profissionalmente a um viveiro de plantas.
Deste precioso universo partiu a seleção de duzentas poesias para a concepção da antologia – muitos dedicados às curvas, retas, contradições e questões da capital federal. Para auxiliar o poeta neste criterioso trabalho de curadoria, foi convidado o jornalista e escritor José Rezende Jr. Natural de Aimorés, Minas Gerais, e residente em Brasília desde 1987, Rezende é um profundo conhecedor da vasta obra de Behr.
Para Nicolas Behr, a circulação e atividades previstas com o lançamento de Poesia, galera! é uma maneira de aproximar as pessoas da poesia a partir da desmistificação da própria poesia e também do poeta. “Porque as pessoas têm uma ideia da poesia como uma coisa inatingível, uma coisa estratosférica, uma coisa complexa e incomunicável, e não, a poesia é muito próxima de nós, está na nossa frente. Espero que esse livro sirva de inspiração para as pessoas escreverem sobre suas cidades, sobre o seu local de trabalho, de vida”, compartilha.
Programação da circulação de “POESIA, GALERA!”
06 de agosto, 20h
CED Incra 09 de Ceilândia
14 de agosto, 11h
CED Irmã Maria Regina Velanes Regis de Brazlândia
21 de agosto, 11h
CED Prof Carlos Ramos Mota de Sobradinho
23 de agosto, 11h
CEF Nova Betânia de São Sebastião