
Sediada na Casa de Cultura de Paracatu (Rua do Ávila, c/n – Paracatu / MG) a exposição, com entrada gratuita, tem peças que estiveram onipresentes no espaço colonial, nas casas, na algibeira, na mina e na senzala, fundindo fé e cultura. “Os oratórios de fatura afro-brasileira em exposição nesta mostra estão em seu estado original, tal como foram encontrados nas mais variadas situações. São instalações de diversos materiais que integram a fé e a arte, numa miscigenação do barroco com a alma africana”, afirma a curadora.
Angela completa que estes objetos religiosos, construídos no início da formação da sociedade brasileira, são capazes de proporcionar uma reflexão sobre como as adversidades da história uniram povos e que a africanidade é parte indissociável da cultura brasileira. Produzidos nos mais diversos materiais e técnicas, os oratórios são originários de Minas Gerais e do Nordeste do Brasil, alguns com apenas 5 centímetros e outros que chegam a quase 2,5 metros de altura. As peças compõem o acervo permanente do Museu do Oratório, localizado na cidade de Ouro Preto (MG).

Para inaugurar a exposição, também nesta quinta (18), às 18h30, Angela participa do Sempre Um Papo, com mediação de Afonso Borges. O evento será na Casa de Cultura de Paracatu.
Gutierrez é graduada em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas, com especialização em Marketing. É pesquisadora do Barroco brasileiro e colecionadora de arte sacra. Fundou em 1998 o Instituto Cultural Flávio Gutierrez (ICFG), sendo responsável pela criação e implantação do Museu do Oratório, em Ouro Preto (MG); do Museu de Sant’Ana, em Tiradentes (MG); e do Museu de Artes e Ofícios, em Belo Horizonte (MG).
Serviço:
2º Festival Literário Internacional de Paracatu – Fliparacatu apresenta exposição “Objetos de Fé Afro-Brasileiros” - de 18/07 a 2/09
Sempre Um Papo com Angela Gutierrez
Dia 18 de julho, quinta-feira, 18h30, na Casa de Cultura de Paracatu – rua do Ávila, S/N, Centro/Paracatu
Entrada Gratuita
2º Fliparacatu
De 28 de agosto a 1º de setembro, quarta-feira a domingo
Local: programação presencial no Centro Histórico de Paracatu e programação digital no YouTube, Instagram e Facebook – @fliparacatu
Entrada gratuita