Um breve passeio pela Contec Chile 2024
PublishNews, Ricardo Costa*, 15/07/2024
Ricardo Costa, CEO da MVB América Latina, esteve na 1ª Contec Chile e resume o que viu, ouviu e apresentou no evento realizado pela Feira do livro de Frankfurt

Rolou na semana passada, entre os dias 9 e 11 de julho, a CONTEC Chile 2024, em Santiago, no auditório da Casa de la Moneda. O tema do evento foi “Sharing Innovation” [Compartilhando inovação, em tradução livre] e tratou dos temas da internacionalização, compra e venda de direitos autorais, áudio, metadados e inteligência artificial. A CONTEC é uma marca da Frankfurter Buchmesse que busca criar um espaço para reflexão sobre os desafios e oportunidades na indústria de conteúdo.

O primeiro dia foi dedicado à Internacionalização e aos direitos autorais. Marifé Boix-Garcia e Simone Bühler apresentaram a Feira de Frankfurt, o espaço, as atividades, os conceitos e o tema de País Convidado de Honra. Agentes literários e editores chilenos e alemães participaram de mesas redondas nas quais compartilharam suas experiências no campo das negociações de direitos. O destaque foi a formação de um catálogo para participar em feiras internacionais e o caminho para a preparação dessa presença em feiras ao redor do mundo. O planejamento, a antecedência do trabalho, a definição de objetivos claros e o processo de tradução foram os pontos reiterados pelos participantes das mesas. Ao final do dia, Nicole Witt, agente literária alemã que trabalha com autores de língua espanhola e portuguesa, fez um workshop sobre o tema, incluindo a questão dos contratos de direitos em si.

Painel com Francisca Jimenéz, Ane Schlag, Nicole Witt e Ana Pavez | © Nancy García
Painel com Francisca Jimenéz, Ane Schlag, Nicole Witt e Ana Pavez | © Nancy García
A produção de audiolivros e os metadados tomaram o palco no segundo dia de CONTEC Chile. Começamos o dia com uma palestra sobre Podcast, e o ponto principal da apresentação de Trinidad Piriz Correa – diretora da Podium Podcast Chile – foi firmar que o Podcast é um novo formato de produto. Não é uma leitura de livro, não é um audiolivro. É um produto que se pode derivar de um livro. Eugenia Bascarán e Carlos Rojas conversaram sobre a produção de audiolivros no mercado de fala espanhola e, na sequência, se juntaram a eles a editora Paz Corral e o produtor-locutor Santiago Ramirez, que debateram juntos sobre o futuro do audiolivro. O que todos concordaram é que o formato está em forte crescimento, tem muito potencial, mas ainda falta investimento e disposição para que cresça mais nesse mercado. A manhã se encerrou com um workshop prático e muito elucidativo sobre a produção do audiolivro. Santiago e a locutora Stephanie Preller envolveram o público e produziram, ao vivo, um trecho de audiolivro.

A segunda parte do dia começou com uma apresentação minha sobre como tornar os livros visíveis. O foco foi o resultado de pesquisas e relatórios, em especial da Nielsen BookData, que demonstram o quanto os metadados influenciam nos resultados de vendas. São eles que tornam os livros encontráveis pelos compradores e leitores. Depois da minha fala, editores, livreiros e distribuidores compartilharam suas experiências com o uso de metadados e o reflexo disso em seus negócios. Sebastian, da PRH Chile, destacou a equipe que tem trabalhando exclusivamente com o gerenciamento e melhoria dos metadados. José Sanguinetti, da Antártica Livros (maior rede do Chile), e Guido Arroyo, da distribuidora Big Sur, abordaram o papel fundamental dos metadados na seleção de livros para compra e nas estratégias de vendas e posicionamento de cada título no mercado. Javier Sepúlveda, da Ebooks Patagônia, falou sobre a dificuldade em trabalhar com os e-books sem metadados e a necessidade que teve de contratar uma equipe para fazer o trabalho que editoras não faziam – o que não é, pra ele, o ideal. O dia se encerrou com um workshop sobre gerenciamento e qualidade de metadados, também liderado por mim.

Marifé Boix Garcia | © Nancy García
Marifé Boix Garcia | © Nancy García
O último dia foi dedicado ao tema mais sexy do momento: Inteligência Artificial! Rodrigo Durán abriu o tema resumindo o surgimento e a trajetória da IA e compartilhando sua visão do que pode vir pela frente. Basicamente, precisamos aprender a conviver e usar as ferramentas com IA. “Enquanto os colaboradores se preocupam com perder o emprego, os líderes se preocupam em não encontrar talentos.” Depois do Diretor do CenIA, a mesa seguinte conversou sobre IA e Propriedade intelectual. Representante do Instituto Nacional de Propriedade Industrial comentou que usam muito a IA no instituto para pesquisar nomes e imagens antes de aprovar pedidos de marcas. Cristiano Irribarra, do CenIA, destacou, entre outras coisas, como escritores, músicos e outros artistas podem ganhar muito tempo na sua produção artística e assim produzir mais. Foi recorrente a afirmação da Inteligência Artificial como ferramenta para autores, revisores, editores e todos os envolvidos na cadeia de produção do livro.

A CONTEC Chile foi uma produção da Feira do Livro de Frankfurt, em parceria com o Ministério da Cultura do Chile e a secretaria do livro daquele país. Marifé Boix-Garcia encerrou o evento agradecendo os mais de 150 participantes e incentivando o mercado do livro chilena a participar das Feiras Internacionais em preparação para sua participação como Convidado de Honra em Frankfurt, em 2027.

Palestrantes da 1ª Contec Chile
Palestrantes da 1ª Contec Chile
Embaixadora alemã no Chile na abertura do evento | © Nancy García
Embaixadora alemã no Chile na abertura do evento | © Nancy García

© Nilson Hashizumi
© Nilson Hashizumi
* Ricardo Costa é CEO da MVB América Latina. Por seis anos, foi sócio-diretor do PublishNews. Além de um apaixonado pelo mundo do livro, é viciado em séries de TV e se mete a cozinheiro (sim, cozinheiro, porque “chef” agora é coisa de TV) nas horas vagas, que são poucas! Ricardo é formado em Análise de Sistemas e tem especialização em Publishing, com experiência em desenvolvimento de negócios no mercado editorial. Trabalhou por seis anos como diretor editorial e de marketing e outros três anos como consultor em desenvolvimento de negócios editoriais; antes disso, foi gerente de produto na HBO Brasil.

[15/07/2024 10:00:00]