
Segundo a editora, os dois primeiros títulos, lançados pelo selo Paidós, a nova edição de Cartas a um jovem terapeuta e O sentido da vida venderam juntos quase 100 mil exemplares.
Falecido em 2021, Calligaris foi um renomado escritor, psicanalista e dramaturgo italiano radicado no Brasil. Em suas obras, abordava diversos temas e acontecimentos – muitos deles pontuais, assuntos que estavam acontecendo na semana da escrita, e que hoje estão datados. Por isso, a editora focará em publicar seus textos mais universais e atemporais para constituir os livros.
De modo geral, as suas crônicas tratavam da vida cotidiana, com reflexões sobre o comportamento humano e questões éticas, morais e filosóficas, comentários e análises de obras literárias e cinematográficas (e arte em geral), discussões sobre mudanças sociais e dilemas do mundo contemporâneo e as complexidades da vida moderna.
Além dos livros sobre psicanálise, Contardo se lançou na ficção em 2008, com O conto do amor (Companhia das Letras), protagonizado por Calo Antonini, uma espécie de alter ego do psicanalista. Antonini reaparece em A mulher de vermelho, de 2011, também publicado pela Companhia das Letras. Os dois livros serviram de inspiração para a série Psi (HBO), dirigida por Max Calligaris e Marcus Baldini.
Confira algumas frases do autor que estarão nos livros:
“Como viver uma vida interessante e prazerosa sem ter que comprar a falsa ilusão de que tudo vai dar certo no fim?”
“Viemos ao mundo para sermos tudo o que podíamos ser.”
“Um cotidiano agradável só se justifica por si só pelo prazer que proporciona.”
“Não, não está tudo bem; está longe, muito longe disso. E deixar de mentir para nós mesmos talvez seja um passo necessário para ter vontade de arregaçar as mangas.”