Publisher de conteúdo cross-media, Gema chega ao mercado com o objetivo de impulsionar novos talentos brasileiros
PublishNews, Redação, 24/06/2024
Empresa criada por Anna Andrade, que já teve passagem como executiva na HBO, terá seu primeiro lançamento em julho

Logomarca da gema, descrita como publisher de conteúdo cross-media | © Gema
Logomarca da gema, descrita como publisher de conteúdo cross-media | © Gema
Criada com o propósito de acolher e apoiar talentos nacionais de segmentos diversos das artes, a Gema acaba de anunciar sua chegada ao mercado. Descrita como uma publisher de conteúdo cross-media, a empresa afirma estar "comprometida em investir em uma comunidade de criadores e novos artistas, amplificando vozes brasileiras a partir de uma escuta atenta e um olhar dedicado ao desenvolvimento de obras que tenham potencial de adaptação para outros formatos", segundo um comunicado.

O primeiro lançamento é O ano em que enlouqueci, livro de estreia de Claudia Sardinha, roteirista conhecida por seu trabalho em novelas como Totalmente Demais e Bom Sucesso. A obra é uma autoficção inspirada na experiência da autora após sofrer um burnout enquanto assimilava seu divórcio. A narrativa expande os sentimentos de Sardinha sobre um momento de mudanças pessoais e de expectativas que foram atribuídas a ela por ser mulher, enquanto discorre sobre temas como gravidez, liberdade, casamento, trabalho e família. O livro está previsto para ser lançado em julho e conta também com uma série de vídeos, estrelando a autora.

“Depois de 25 anos no mercado de entretenimento internacional, minha intenção é me dedicar ao talento daqui, do Brasil, e a sua capacidade imensa de criar coisas geniais. Nossa cultura é rica, diversa e tem ainda muitos talentos não revelados. Venho de uma família onde muitos trabalham com arte de alguma forma, e abrir um espaço onde essa criatividade possa se expandir é algo muito importante para mim. Queremos investir na contação de histórias brasileiras em diversos formatos e impulsionar a trajetória de novos artistas seja nos livros, nas telas, nos palcos, na música, nas artes em geral”, detalha Anna Andrade.

A empresa busca dar apoio ao processo criativo desde o início, com o conceito de que nenhuma obra deve ser pensada como um único produto: um livro pode virar uma série, uma música pode ser adaptada para uma apresentação teatral, ou um álbum musical pode se tornar um filme, entre outras versões.

A Gema vai dar o pontapé inicial de sua trajetória no mercado editorial, com três livros previstos para serem lançados ainda em 2024. O objetivo é que, com o tempo, projetos de diferentes formatos, mas com o mesmo potencial de adaptação, façam parte de seu portfólio.

“O livro da Claudia foi escolhido como nossa obra de estreia por representar tudo aquilo que queremos fazer na Gema. É uma obra com grande poder de identificação. E, por aqui, acreditamos no poder transformador das histórias em todas as suas formas. Assim como sua autora, essa é uma obra múltipla, que pode e vai se desdobrar em diferentes versões e formatos. Essa é a nossa proposta: ampliar o alcance dessas novas vozes desenvolvendo suas histórias para que ganhem espaço para voar de diferentes formas”, completa Anna.

Tags: Audiovisual, Gema
[24/06/2024 10:10:00]