Publicidade
Publicidade
Os poemas macabros de Heinrich Heine
PublishNews, Redação, 05/06/2024
Tradutor brasileiro Renato Aparecido Rodrigues reúne, pela primeira vez, uma edição dos poemas de uma das maiores referências do gótico e fantasmagórico da literatura alemã

O tradutor Renato Aparecido Rodrigues é um dos maiores especialistas contemporâneo em tradução da poesia alemã para o nosso idioma. Há vários anos se dedica a traduzir a literatura fantástica alemã como E.T.A. Hoffmann; os Grimm além de profunda pesquisa e contato com a obra de brasileiros como Cruz e Souza e Augusto dos Anjos. Seu caminho para o lançamento de Poemas Macabros, de Heinrich Heine, editado pelo Clube de Autores, se deu através do fascínio pelas obras de August Bürger, Ludwig Uhland e o próprio Heine, que o impactaram ainda mais por descobrir que praticamente não haviam traduções para o nosso português deste tipo de poesia germânica.

Além disso o tradutor entendeu que os poemas mereciam ilustrações a altura e por isso mais uma vez se debruçou na pesquisa histórica se deparando com as manifestações de um grupo artístico germânico lendário chamado Jung Prage – Praga Jovem – do qual participava, entre outros, o visionário gravurista Hugo Steiner-Prag que se notabilizou ao ilustrar O Golem, de Meyrink, um marco gráfico – e um dos alicerces do Expressionismo Alemão, cuja influência alcançou obras como o clássico filme Nosferatu, de 1922.

Qual o diferencial do original em relação a livros do mesmo segmento?

Há vasta quantia de obras que abordam o Romantismo negro e o Expressionismo alemão. Porém, meu livro propõe apresentar ao público brasileiro, além de uma faceta sombria de Heinrich Heine para compor baladas sombrias e macabras magistrais (afinal, a balada é um poema narrativo bastante cultivado na Alemanha, para contar histórias fatalistas e sobrenaturais, mas pouquíssimo conhecido no Brasil), a arte gráfica do ilustrador Hugo Steiner-Prag, hoje, criminosamente esquecido, já que “apenas” influenciou com sua arte, o então emergente Expressionismo na Alemanha, arte essa, que alcançou obras como Nosferatu, de 1922.

Qual o principal conceito que o livro passará aos seus leitores?

Resgatar artistas criminosamente abandonados ao ostracismo cultural, como Steiner-Prag, constitui uma grande surpresa. Na verdade, até mesmo a futuros telespectadores da nova refilmagem da figura vampírica citada (o filme em produção de Robert Eggers). E também expor, obviamente, um dos grandes poetas alemães, Heine, artista de belas poesias líricas amorosas, como um ótimo contador de narrativas pavorosas em verso, com a ironia e melancolia típicas desse autor.

Heinrich Heine – Poemas macabros, com gravuras de Hugo Steiner-Prag (Heinrich Heine – Gespenstische Balladen, mit Radierungen von Hugo Steiner-Prag, 1924)
Tradutor: Renato Aparecido Rodrigues
Editora: Clube de Autores
Páginas: 212
Preço: R$ 59,08
Temas: Romantismo Gótico e Expressionismo Alemão
Onde comprar: https://clubedeautores.com.br/livro/poemas-macabros

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
​ Leticya Pires apresenta em 'Você gosta de ganhar presente?' uma história que desperta a curiosidade e o encantamento sobre o significado dos presentes
O livro conta a história de Mathias Rodrigues, um menino superdotado de sete anos que, mesmo cercado por amor, enfrenta os desafios de crescer em uma família de pais separados
P.S. Florêncio apresenta em 'O menino da cesta: como se tornar num vencedor' a emocionante trajetória de Pepeu
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Fernando Tavares destrincha tendências de inteligência artificial e separa possíveis aprendizados para o mercado editorial brasileiro
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
​ Leticya Pires apresenta em 'Você gosta de ganhar presente?' uma história que desperta a curiosidade e o encantamento sobre o significado dos presentes
O livro conta a história de Mathias Rodrigues, um menino superdotado de sete anos que, mesmo cercado por amor, enfrenta os desafios de crescer em uma família de pais separados
Fortalecer e ampliar a rede de bibliotecas e outros espaços de incentivo à leitura é um direito de todo cidadão brasileiro.
Luís Antonio Torelli
Presidente da CBL

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar