Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #322 – Rodrigo Belinski Borges, o Profissional de Marketing e Vendas do Ano
PublishNews, Redação, 27/05/2024
Gerente comercial da HarperCollins Brasil foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews

O Podcast do PublishNews recebe o Profissional de Marketing e Vendas do Ano do Prêmio PublishNews 2024: Rodrigo Belinski Borges, gerente comercial da HarperCollins Brasil. Ele foi premiado na 8ª edição do Prêmio PublishNews, celebrada no dia 8 de maio, em cerimônia realizada no Goethe-Institut São Paulo – e que premiou diversos profissionais do setor do livro que se destacaram nas suas áreas em 2023.

Na entrevista, Rodrigo conta um pouco dos 26 anos de mercado do livro, com passagens por Livraria Saraiva, Papelivros, Catavento Distribuidora de Livros e Publifolha. Entre 2013 e 2014, ele fez parte das equipes comerciais da Cosac & Naify e Globo Livros, passou pela Ciranda Cultural e em 2021 se tornou o gerente comercial no Grupo HarperCollins Brasil, onde está até hoje. Ele divide um pouco dessa experiência, falando sobre o que significa ser um gerente comercial, as mudanças e os desafios do setor – e o que faz um bom departamento comercial de editora e um bom livro.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Indicações da semana:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Jornalistas conversaram na Casa PublishNews na Flip 2025 sobre a interseção entre jornalismo e literatura, explorando como suas obras abordam a desigualdade e a história do Brasil
Durante a conversa, a escritora falou de como constrói a linguagem dos seus livros, de como retira elementos do cotidiano para elaborar suas histórias, povoada de personagens que retornam em contos e outros livros: o 'Liliaverso'
O episódio fala sobre as atuais discussões em torno da regulamentação do uso de inteligência artificial no Brasil e como isso impacta a Lei de Direitos Autorais
O episódio destaca também a evolução da Flip ao longo dos anos, ressaltando as mudanças e as características que se mantiveram e a tornaram um evento tão relevante para o setor do livro no país
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Nos mercados mais maduros, a sustentabilidade editorial já é vista como parte da estratégia de negócio
Educadora, palestrante, pesquisadora e consultora, com vivência LGBTQIAPN+ e amparada por livros, costura caminhos autorais para apoiar empresas
Espaço publieditorial do PublishNews apresenta uma novidade, com edições na Uiclap e no Clube de Autores
Laura Capelhuchnik mediou mesa sobre experiências e desafios no mundo dos podcasts que usam a literatura como matéria-prima
Todas as sextas-feiras você confere uma tira dos passarinhos Hector e Afonso
Eu escrevo a história toda e depois procuro alguém para me dizer se escrevi algo muito errado.
Dennis Lehane
Escritor norte-americano

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar