
“Essa vai ser a segunda feira internacional da Aboio”, lembra Leopoldo Cavalcante, fundador e diretor do Grupo Aboio. “Acreditamos que esses convites não só validam o trabalho que fazemos pela literatura como também mostram o interesse crescente do mundo pela produção do mercado brasileiro”, afirma.
O grupo editorial, fundado em 2022, é a casa de autores internacionais consagrados como Lu Xun e Hanne Ørstavik – além de apostas da literatura brasileira, como Andreas Chamorro, Cecília Garcia, Marcos Vinícius Almeida e Cíntia Brasileiro.
“Ano passado, quando estive na Feira do Livro de Gotemburgo, a convite do Conselho de Artes Sueco (Kulturrådet), muito se falou da importância das editoras independentes para a promoção cultural de países fora do eixo anglófono”, pontua Cavalcante. “Ao que parece, esses governos veem nos livros – e, principalmente, na literatura – instrumentos de softpower essenciais para quebrar estereótipos, usando da bibliodiversidade local para enriquecer a percepção do mundo externo”.
A Feira Internacional do Livro de Pequim é organizada pela Corporação de Importação e Exportação de Publicações Nacional da China desde 1986. Ao longo dos últimos 35 anos, a Feira tornou-se a segunda maior feira de livros do mundo, atraindo expositores e visitantes de mais de 97 países.