Ligia Gonçalves Diniz lança 'O homem não existe' em São Paulo
PublishNews, Redação, 16/05/2024
Inspirada na tradição ensaística de autoras como Susan Sontag, autora reflete sobre os variados aspectos da vida masculina a partir da sua experiência como mulher e leitora

A professora e crítica literária Ligia Gonçalves Diniz lança o seu novo livro O homem não existe (Zahar), na Livraria Megafauna (Av. Ipiranga, 200, loja 53, República – São Paulo / SP), nesta quinta-feira (16), a partir das 19h. Haverá sessão de autógrafos.

"Uma das coisas que só a ficção é capaz de nos proporcionar é a experiência de existir em um corpo que não é nosso e olhar o mundo a partir dele", inicia a editora na sinopse do livro. "Em O homem não existe, Ligia Gonçalves Diniz se propõe a esse exercício e abre um repertório de referências literárias e artísticas na tentativa não apenas de entender, mas de experimentar o papel de ser esse seu duplo".

Homero, Philip Roth, Tolstói, Maiakóvski, Montaigne, Paul Preciado e muitos outros nomes entram no rol de apreciações afetivas da autora. É a partir da leitura de seus textos, sob uma ótica generosa e feminista, que ela se debruça sobre temas frequentes a respeito dos homens: a obsessão pelo pênis, a estetização da violência e da dor física, o fantasma ou a fantasia da guerra, a apreciação da força e da beleza e o ambíguo prazer sexual.

Recorrendo à psicanálise de Freud e Lacan, fazendo contrapontos a ela e convocando outras vozes femininas para sua análise – como Luce Irigaray, Audre Lorde, Anne Carson e Amia Srinivasan –, "Ligia oferece um retrato sincero e irônico, mas cheio de ternura, desses seres tão esquisitos".

[16/05/2024 14:10:00]