Editora Labrador cresce mais de 100% nos três primeiros meses de 2024 com serviços de autopublicação premium
PublishNews, Studio PN, 14/05/2024
Objetivo da casa é ser a melhor do ramo de autopublicação, oferecendo serviços editoriais de qualidade para autores e autoras

Nos três primeiros meses de 2024, a Editora Labrador – a primeira editora premium de autopublicação do Brasil – cresceu mais de 100% comparado aos três primeiros meses de 2023 (que já haviam sido bons). O ano começou com a casa aumentando sua equipe, reformando seu espaço físico no Alto da Lapa, em São Paulo, e aquecendo os motores para participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo, da Flip em Paraty e de outros eventos.

No movimentado cenário de autopublicação no Brasil, a Labrador tem como objetivo ser a melhor editora do ramo – e não necessariamente a maior.

Presença em eventos literários é um dos diferenciais da casa | © Labrador
Presença em eventos literários é um dos diferenciais da casa | © Labrador
“Os profissionais do mercado podem indicar a Labrador sem medo pois quem vem falar conosco pode até não fechar o projeto, mas sempre se encanta com nosso atendimento”, garante o diretor-geral da editora, Daniel Pinsky. “Uma vez que o autor fecha o projeto, ele vai ter realmente o livro que sonhou em mãos”.

A editora já trabalha com mais de 400 autores e autoras, e tem a previsão de colocar no mercado 100 novos títulos neste ano. Seus clientes são autores de todas as idades – o mais novo tem dez anos, e alguns têm mais de 90.

Para quem busca uma alternativa de autopublicação – ou seja, o autor ou autora que deseja publicar seu próprio livro – a Labrador oferece o pacote completo, do tratamento do original ao livro pronto, impresso e distribuído nas livrarias. Ao mesmo tempo, a casa também atende escritores que estão em estágios mais avançados do processo, pulando alguns dos serviços necessários; ou menos avançados, com a possibilidade de ghostwriter, por exemplo.

“De qualquer maneira, é importante ressaltar que customizamos qualquer projeto”, explica Pinsky. “Por exemplo: já criamos personagem de história em quadrinhos para um projeto de um manual interno de uma empresa. Fizemos um projeto, que ficou lindo, com livreto e cartas, estilo baralho. Um micro livro, outro com a capa parecida com um espelho”. E os exemplos continuam.

Por contar com profissionais qualificados e com larga experiência no mercado editorial, a editora atende diretamente algumas das principais livrarias do país (Amazon, Livraria da Vila, Livraria da Travessa, Loyola, Drummond, Martins Fontes, entre outras), além das maiores distribuidoras de livros do mercado. Com presença também em bibliotecas virtuais, como Árvore e Skeelo, os livros podem chegar aos leitores por diferentes vias e formatos. Editais públicos das várias instâncias governamentais e vendas institucionais também estão entre as possibilidades comerciais para os autores a partir do trabalho da Labrador.

Tipos de autopublicação

  • Autopublicação digital: o autor sobe o original em uma plataforma por conta própria
  • Autopublicação digital com serviços: Antes de subir, o autor investe isoladamente em serviços de capa, ilustração ou texto, etc.
  • Autopublicação impressa ou original: com a impressão.
  • Autopublicação comum: Empresas oferecem pacotes nos quais o autor investe uma quantia para publicar e imprimir os livros
  • Autopublicação premium (modelo da Labrador): todos os serviços acima completos e com qualidade garantida.

O ciclo de trabalho

O fluxo de trabalho da Labrador com os seus clientes se dá em sete passos:

  1. Interlocução de qualidade
  2. Compreensão dos objetivos
  3. Oferta de serviços adequados
  4. Promessas cumpridas
  5. Distribuição física em livrarias e distribuição digital ampla
  6. Permanência dos livros em catálogo
  7. Autor da Labrador pode contar com uma editora não somente quando publica, mas enquanto mantiver o contrato.

“Os nossos valores são: paixão por livros, excelência, disciplina, foco no resultado, ambiente positivo de trabalho, sinceridade e gestão firme de custos”, complementa o diretor-geral da Labrador, Daniel Pinsky.

Prêmios e eventos

Livro ganhou o Prêmio Jabuti | © Labrador
Livro ganhou o Prêmio Jabuti | © Labrador
Participar de prêmios e eventos literários é uma das maiores vitrines que um escritor ou escritora pode almejar no mercado editorial: estar entre os finalistas e vencer as distinções coloca os autores em evidência em meio à quantidade cada vez maior de lançamentos no setor – e a Labrador, ao longo dos anos, provou que o trabalho editorial cuidadoso da casa pode se unir aos talentos individuais nessa jornada. Debater com outros profissionais do mercado em eventos que reúnem leitores e interessados em geral também funciona como método de chegar a mais pessoas.

Em 2019, o livro 101 dias com ações mais sustentáveis para mudar o mundo, escrito por Marcus Nakagawa e publicado pela Labrador, venceu o Prêmio Jabuti – o mais importante prêmio literário do Brasil – na categoria Economia Criativa. O autor é mestre em Administração e foi o idealizador e criador da Associação Brasileira de Profissionais pelo Desenvolvimento Sustentável. Em seu livro, Marcus desenvolveu ações baseadas nos 17 objetivos de desenvolvimento sustentável da ONU (os ODS) que podem ser praticadas no dia a dia por todos.

Em 2023, foram dois finalistas do Jabuti: o livro de crônicas As vozes da minha cabeça, de S. Ganeff, e Selvagem, de Marília Passos, este na categoria romance de entretenimento.

A Labrador tem presença constante e crescente em eventos como a Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), A Feira do Livro, em São Paulo, e as bienais internacionais de SP e Rio. A editora promete mais novidades para 2024 em relação a eventos.

Números da Labrador

  • Crescimento de 27% em 2022, em comparação com 2021
  • Crescimento de 133% em 2023, em comparação a 2022
  • Mais de 400 autores
  • Previsão de publicação de 100 títulos novos em 2024

Para contratar os serviços da Labrador, acesse: https://editoralabrador.com.br/orcamento/


* Este artigo é um publieditorial do Studio PN. Para saber como ver a notícia da sua empresa aqui, escreva para Daniela Carqueijó no e-mail comercial@publishnews.com.br com o assunto "Publieditorial".

[14/05/2024 08:00:00]