Segundo dados apresentados no fórum, o mercado global de audiolivros foi avaliado em US$ 5,3 bilhões em 2022 e deverá se expandir, de 2024 a 2030, em 26%.
Entre os destaques da programação, compartilhados com o PublishNews por Nathan Hull, curador do Forum e chief strategy da Beat Technology, está o dado apresentado por Amanda D'Acierno, presidente de áudio da Penguin Random House (EUA). A profissional revelou que 50% de todos os americanos nunca ouviram um audiolivro. Por isso, mesmo num mercado do seu tamanho e valor, ainda há muito mais a ser alcançado.
Já Nathan desafiou as grandes editoras a avaliarem os novos mercados de áudio em desenvolvimento com base nos seus próprios méritos e preços em conformidade e a considerarem um modelo de negócio adequado aos comportamentos dos consumidores locais. Liza Faja, diretora de audiolivros da francesa Lizzie, pertencente à Editis, revelou que a empresa pretende alargar o seu alcance ao conteúdo francês.
O Fórum viu ainda quatro grandes concorrentes no setor de dispositivos de áudio infantis sem tela juntos pela primeira vez em um único palco, para discutir as oportunidades globais para editores infantis com reprodutores de áudio.
O 1º Audio Forum permaneceu lotado em toda a sua programação, com público de mais de 20 países e representando as principais plataformas, bem como editoras grandes e pequenas.
A próxima edição da Feira do Livro de Bolonha vai ocorrer de 31 de março a 3 de abril de 2025.
Confira algumas fotos do evento: