Audio Forum na Feira de Bolonha atinge objetivo e oferece insights e panorama global sobre o segmento
PublishNews, Talita Facchini, 12/04/2024
Realizado em parceria com a Beat Technology e patrocinado pela RB Media, Bookwire e Zebralution, evento permaneceu lotado em toda a sua programação, com público de mais de 20 países

Audio Forum no BBPlus
Audio Forum no BBPlus
A Feira do Livro Infantil de Bolonha terminou a sua 61ª na última quinta (11) com bons resultados. Foram 31.735 visitantes profissionais durante os quatro dias – público 10% maior do que em 2023 –, 385 eventos oficiais, e mais 220 eventos promovidos pelos 1.523 expositores de mais de 100 países. Um dos destaques foi a primeira edição do Audio Forum, realizado em parceria com a Beat Technology e patrocinado pela RB Media, Bookwire e Zebralution. Ao reunir diversos nomes internacionais de peso para debater as novidades e oferecer insights para o segmento de audiolivros, o evento atraiu ouvintes e visitantes durante todo o segundo dia da feira.

Segundo dados apresentados no fórum, o mercado global de audiolivros foi avaliado em US$ 5,3 bilhões em 2022 e deverá se expandir, de 2024 a 2030, em 26%.

Entre os destaques da programação, compartilhados com o PublishNews por Nathan Hull, curador do Forum e chief strategy da Beat Technology, está o dado apresentado por Amanda D'Acierno, presidente de áudio da Penguin Random House (EUA). A profissional revelou que 50% de todos os americanos nunca ouviram um audiolivro. Por isso, mesmo num mercado do seu tamanho e valor, ainda há muito mais a ser alcançado.

Já Nathan desafiou as grandes editoras a avaliarem os novos mercados de áudio em desenvolvimento com base nos seus próprios méritos e preços em conformidade e a considerarem um modelo de negócio adequado aos comportamentos dos consumidores locais. Liza Faja, diretora de audiolivros da francesa Lizzie, pertencente à Editis, revelou que a empresa pretende alargar o seu alcance ao conteúdo francês.

O Fórum viu ainda quatro grandes concorrentes no setor de dispositivos de áudio infantis sem tela juntos pela primeira vez em um único palco, para discutir as oportunidades globais para editores infantis com reprodutores de áudio.

O 1º Audio Forum permaneceu lotado em toda a sua programação, com público de mais de 20 países e representando as principais plataformas, bem como editoras grandes e pequenas.

A próxima edição da Feira do Livro de Bolonha vai ocorrer de 31 de março a 3 de abril de 2025.

Confira algumas fotos do evento:

Amanda D'Acierno e Nathan Hull
Amanda D'Acierno e Nathan Hull

Raúl Perez, Liza Faja, Ajay Mago e Nathan Hull
Raúl Perez, Liza Faja, Ajay Mago e Nathan Hull


[12/04/2024 11:00:00]