Feira do Livro da Unesp registra alta de 10% no público e vendas na ordem de R$ 4 milhões
PublishNews, Redação, 10/04/2024
Cerca de 55 mil visitantes passaram pelos estandes dos mais de 160 expositores que compareceram ao evento

A Feira do Livro da Unesp terminou sua sexta edição no último domingo (7) registrando uma alta de 10% no público em relação à edição anterior, de 2023. Passaram pelos estandes dos mais de 160 expositores pouco mais de 55 mil visitantes ao longo dos cinco dias de evento. Este movimento gerou, ao todo, R$ 4 milhões em vendas. Vários dos mais de 30 mil títulos à disposição esgotaram e tiveram de ser repostos.

"Nós só temos a agradecer a todos os que se empenharam em fazer deste evento um sucesso, marcadamente o público, que prestigiou a feira, presencial e virtualmente, e pôde consolidar a Feira do Livro da Unesp como uma ponte entre a sociedade e os livros”, disse o diretor-presidente da Fundação Editora da Unesp, Jézio Gutierre.

Em relação à feira virtual, as editoras que optaram por participar desta modalidade ofereceram ao público não residente em São Paulo a possibilidade de adquirir bons títulos com excelentes preços. Em diversos momentos, por exemplo, o site registrou o acesso simultâneo de mais de um milhão de pessoas.

Em 2024, a VI Feira do Livro da Unesp também permitiu a consulta dos títulos disponíveis por meio de um buscador integrado ao site como um recurso a mais, que se somou às tradicionais listas de cada editora. Foi uma ação pioneira dentre as feiras de livro tradicionalmente realizadas no Brasil e que contará com aprimoramentos para as próximas edições.

A Feira compartilhou ainda que a estratégia de divulgação consistiu no envio de conteúdo para jornalistas de veículos de pequeno, médio e grande porte de todo o Brasil, bem como no apoio de influenciadores digitais de prestígio no mercado editorial.

Por meio da imprensa, que distribuiu notas e reportagens na véspera e durante o evento, foi possível obter quase cem menções em veículos relevantes de rádio e televisão.

No campo dos influenciadores, neste ano, a Feira do Livro da Unesp contou com a participação de diversos criadores de conteúdo do Instagram e do TikTok, que elaboraram vídeos para a divulgação do evento. Mell Ferraz (@blogliteraturese), Paloma Lima (@palomalima.m), Karine Leôncio (@kabooktv) e Tiago Valente (@otiagovalente) foram apenas alguns deles.

Além disso, houve, ainda, um esforço de panfletagem, com a entrega de 50 mil marcadores de página de livro com informações da feira em 16 estações de Metrô da capital, em todas as regiões.

[10/04/2024 11:00:00]