Bruna Meneguetti e Jr. Bellé são os vencedores do Prêmio Cidade de Belo Horizonte
PublishNews, Redação, 10/04/2024
Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital mineira, o prêmio é um dos mais antigos do país para obras inéditas

Prêmio Cidade de Belo Horizonte foi criado em 1947 | © Ricardo Laf / PBH
Prêmio Cidade de Belo Horizonte foi criado em 1947 | © Ricardo Laf / PBH
O Prêmio Cidade de Belo Horizonte anunciou nesta semana os vencedores do concurso literário de 2023: na categoria Conto, foi a escritora Bruna Meneguetti, com a obra O mundo do infinitamente pequeno. Já na categoria poesia, foi o escritor Jr. Bellé, com o livro Retorno ao ventre.

O prêmio visa fomentar a produção literária nacional, com premiação de obras inéditas em língua portuguesa.

Criado em 1947, na comemoração do cinquentenário da capital, o Prêmio Cidade de Belo Horizonte é um dos mais antigos do país premiando obras inéditas. Já foram premiados autores como Carlos Herculano Lopes, Antônio Barreto, Luís Giffoni, Roseana Murray, Maxs Portes, Emmanuel Nogueira, Petrus Chaves, entre outros. As categorias premiadas são alternadas a cada ano entre Conto e Poesia e Dramaturgia e Romance.

Conheça os vencedores do Prêmio Cidade de Belo Horizonte 2023:

Bruna Meneguetti é escritora, pesquisadora e jornalista formada pela Faculdade Cásper Líbero. Nascida em São Paulo, é coautora do livro Corações de asfalto – Um retrato do trabalho nas ruas de São Paulo (Editora Patuá, 2018), e autora dos livros O céu de Clarice (Amazon, 2017) e O último tiro da Guanabara (Editora Reformatório, 2019), este último ganhador do edital de 2018 da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo e do Prêmio Bunkyo de Literatura 2021. Também trabalhou como dramaturga na montagem da peça O livro de todas as respostas. Já escreveu sobre livros para o Jornal Folha de S. Paulo, Revista Quatro Cinco Um, Revista Tag, Jornal Rascunho e, durante seis anos, para o Jornal O Estado de S. Paulo.

Jr. Bellé é escritor, doutorando em Literatura Brasileira pela UFPR, curador de arte e programador cultural. Autor dos livros de poemas Amorte chama semhora (Editora Patuá, 2017) e Trato de levante (Editora Patuá, 2015), além do romance Mesmo sem saber pra onde (Editora Folheando, 2022). Jr. Bellé nasceu em Francisco Beltrão, sudoeste do Paraná. Viveu em Curitiba e graduou-se em Jornalismo na UEPG. Atualmente mora em São Paulo.

[10/04/2024 10:30:00]