Prêmio Abeu abre inscrições de sua 10ª edição
PublishNews, Redação, 09/04/2024
Inscrições estão abertas até o dia 31 de maio

Inscrições estão abertas entre 08 de abril a 31 de maio © Divulgação
Inscrições estão abertas entre 08 de abril a 31 de maio © Divulgação
As inscrições para a 10ª edição do Prêmio Abeu, concedido pela Associação Brasileira das Editoras Universitárias, estão abertas até o dia 31 de maio. O prêmio tem como principal objetivo reconhecer exclusivamente publicações universitárias e acadêmicas.

Realizado desde 2015, o Prêmio Abeu distingue as melhores edições no âmbito do conhecimento científico e acadêmico em nove categorias: Ciências Humanas; Ciências Naturais e Matemáticas; Ciências Sociais; Ciências Sociais Aplicadas; Ciências da Vida; Linguística, Letras e Artes; Literatura Infantojuvenil; Projeto Gráfico; e Tradução. As categorias têm seus finalistas, menções honrosas e vencedores definidos por um corpo de três jurados em cada, que são pesquisadores nas principais universidades brasileiras, com longa carreira no ensino superior e renomado saber em suas áreas de atuação.

Jézio Bomfim Gutierre, presidente da Abeu, destaca o significado do marco de 10 anos: “Editoras voltadas para títulos científicos sempre enfrentaram um desafio maior dentro de um segmento tão concorrido como o mercado editorial. Por isso, para a ABEU, é um enorme motivo de orgulho ter conseguido manter por dez anos uma premiação que valoriza especificamente esse segmento livreiro, muitas vezes negligenciado. Todos os anos, na cerimônia de entrega do Prêmio, ouvimos histórias de luta de editores, pesquisadores, autores, cientistas, para viabilizarem seus livros, conseguirem financiamento e poderem difundir o que é produzido nas universidades brasileiras. Portanto, é bastante gratificante ver que este projeto pioneiro resiste até hoje, enaltecendo o que há de mais impactante entre os títulos universitários e acadêmicos”.

Para conferir o histórico e regulamento do Prêmio Abeu, acesse o site oficial da premiação.

[09/04/2024 09:00:00]