TV Brasil estreia série sobre universo das histórias em quadrinhos
PublishNews, Redação, 18/03/2024
Produção documental vai ao ar nas segundas-feiras, às 23h30

O universo das histórias em quadrinhos ganha a telinha da TV Brasil a partir desta segunda-feira (18) com a estreia da série documental HQuem – A Arte de Desenhar Histórias. Com exibição semanal na emissora pública, às 23h30, a produção percorre ateliês de quadrinistas, em diferentes regiões do Brasil, e traça um panorama de uma nova geração de artistas que movimentam o mercado dos quadrinhos no país.

Dirigida por Adriana Miranda e Rozane Braga, a obra destaca, em 13 episódios, técnicas de construção de desenhos, personagens e narrativas. Temas como racismo, folclore, inquietude artística, cultura periférica, brasilidade, desigualdades sociais e feminismo são abordados na série ao mostrar o trabalho criativo dos artistas Eloar Guazzelli, Mateus Santolouco, Roberta Cirne, Marcelo D’Salete, Diego Gerlach, Julia Bax, Gabriel Jardim, Fabio Zimbres, Ana Luiza Koehler, Arthur Garcia, Roger Vieira, Fabiane Langona e Wagner Willian.

Durante as visitas aos ateliês, os quadrinistas revelam como descobriram seus talentos, quais suas inspirações e motivações, como publicam seus projetos e como estão integrados ao mercado editorial. A produção conta ainda com depoimentos de jornalistas, editores, pesquisadores e leitores de gibis para ajudar a retratar o cenário nacional da cultura dos quadrinhos.

Ficha técnica

País: Brasil. Ano: 2020. Gênero: Documentário. Direção geral: Rozane Braga. Direção artística: Adriana Miranda. Roteiro: Pedro Salomão. Classificação indicativa: 18 anos. Inédito.

Ao vivo e on demand

Os programas também estão no TV Brasil Play, pelo site http://tvbrasilplay.com.br ou por aplicativo no smartphone.

Serviço

HQuem - A Arte de Desenhar Histórias - segunda, dia 18/03, às 23h30, na TV Brasil

HQuem - A Arte de Desenhar Histórias - segunda, dia 18/03, para terça, dia 19/03, às 5h30, na TV Brasil

[18/03/2024 11:21:52]