Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #312 – Censura do livro: a visão jurídica e educacional
PublishNews, Redação, 18/03/2024
Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos sobre o livro 'O avesso da pele' e abordamos duas facetas do caso

O episódio do Podcast do PublishNews desta semana trata da censura de livros. Dada a importância educacional, cultural e simbólica do livro, ele é objeto de, por um lado, perseguição e restrição, e por outro, ele constrói em volta de si um espaço de luta do campo democrático. Principalmente, quando os livros mostram e discutem temas relevantes, como discriminação e racismo.

O estopim mais recente foi o recolhimento de livros escolhidos pelo PNLD Literário: O avesso da pele (Companhia das Letras), de Jeferson Tenório, foi recolhido de escolas públicas em diversos estados, com alegações de conteúdo impróprios para estudantes.

Neste episódio, fizemos uma linha do tempo dos acontecimentos e abordamos duas facetas do caso: o lado Jurídico, com Henderson Fürst, advogado, editor e professor, presidente da Comissão Especial de Bioética e Biodireito na OAB; e o aspecto educacional, com Neide Luzia de Rezende, professora doutora da Universidade de São Paulo, ministrando disciplinas na graduação e na pós-graduação na Faculdade de Educação.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Episódio retoma conversa de Daniel Lameira, Rejane Dias e Talita Facchini no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
Episódio da semana conversa sobre a febre cultural do Brasil em torno do hábito de colecionar figurinhas
Evento paulistano começa no dia 30 de maio e vai até 7 de junho, reunindo 107 autores e autoras em mais de 200 atividades gratuitas
Em 2026, a jornalista criou o Clube da Milly, projeto de leitura e formação política que une livros, debates públicos e discussões sobre feminismo, raça e economia
Recém-empossado na Academia Brasileira de Letras, escritor fala sobre seus professores, reflete sobre a crítica literária e compartilha detalhes do seu método de trabalho
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
A inteligência artificial não é a salvadora nem a destruidora do mercado editorial. O desafio talvez seja entender como inteligência individual, social e artificial podem atuar juntas
Espaço publieditorial do PublishNews destaca pluralidade, com obras infantis, não ficção e romances
Episódio retoma conversa de Daniel Lameira, Rejane Dias e Talita Facchini no Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos
Em novo texto, Lu Magalhães propõe uma reflexão sobre a interação das novas gerações com o objeto livro
Amilton Vieira de Santana convida o leitor a mergulhar em um conjunto de poemas que celebram o amor em sua forma mais humana
Precisamos oferecer ao leitor algo que ele nem esperava encontrar em uma biblioteca. Precisamos surpreendê-lo: olha, veja o que posso fazer por você.
Julia Bergman
Consultora alemã em bibliotecas digitais
Publicidade

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar