Publicidade
Publicidade
Kinoruss publica novo livro sobre o cinema de Andrei Tarkóvski
PublishNews, Redação*, 13/03/2024
Livro reúne olhares inéditos sobre um dos maiores cineastas de todos os tempos

Conhecida pela sua cuidadosa seleção de títulos e edições caprichadas, com traduções diretas do russo para o português, a editora independente brasileira Kinoruss inclui agora em seu catálogo o livro Andrei Tarkóvski 90 anos (Kinoruss, 320 pp, R$ 110). Organizada por Neide Jallageas e Adriano Sousa, esta é a segunda coletânea a reunir textos de renomados autores dedicados à cultura eslava, convidados especialmente para escreverem sobre a obra de Andrei Tarkóvski, em homenagem aos 90 anos de seu nascimento. A primeira coletânea brasileira sobre o cinema do grande mestre, organizada por Neide Jallageas e Eri Barros, foi Panorama Tarkóvski (Kinoruss, 298 pp, R$ 87), lançada em 2016 homenageando os 30 anos da morte do cineasta.

Os textos de Andrei Tarkóvski 90 anos nos chegam da Espanha, de Portugal, do Canadá, da Itália e da Rússia, berço do cineasta. Os autores trazem olhares frescos e afinados que transitam entre cinema, teatro, pintura, ensaio e poesia, tornando a leitura do livro um campo aberto de aprendizado, reflexão e deleite, além de demonstrar que 90 anos após o nascimento do cineasta russo, sua obra, mais do que nunca, continua instigante e potente.

Sabe-se que Tarkóvski, desde o seu primeiro longa metragem, A Infância de Ivan, realizado em 1962, na então União Soviética, tem atraído uma galáxia de admiradores, desde pessoas comuns até notáveis filósofos, estudiosos e artistas. Dentre esses destaca-se o diretor sueco Ingmar Bergman que, no auge de sua fama, afirmou que "Tarkóvski é o maior". Já o dinamarquês Lars Von Trier considera Tarkóvski um de seus principais mestres, "um deus" e a ele dedicou seu filme Anticristo, em 2009. Também o filósofo francês Jean Paul Sartre escreveu um artigo onde manifestou sua incondicional admiração quando o cineasta russo recebeu o Leão de Ouro pelo seu primeiro longa, no Festival de Veneza, em 1962.

Pode-se pensar que tanto já foi dito e escrito sobre a obra de Tarkóvski, que nada mais teria de novo a ser acrescentado. Mas os autores demonstram o contrário. As abordagens são absolutamente inéditas e ricas. Dentre os treze autores e autoras presentes neste novo livro da Kinoruss, encontra-se, a título de exemplo, o cineasta e escritor espanhol José Manuel Mouriño, cuja sensibilidade poética se detém na última sequência de Andrei Rublióv (filme concluído na Rússia em 1966) para seguir o percurso da câmera que, ao deslizar sobre a superfície de ícones russos pintados por Rublióv no Século XV, revela vestígios do tempo impresso e aproxima o pictórico do cinematográfico.

Em outro texto, encontramos a abordagem investigativa da italiana Cristina Matteucci que, há anos visita os arquivos do diretor, sediados em Florença. Lá Cristina lê e relê notas preparatórias e rascunhos do roteiro de Nostalgia, penúltimo filme de Tarkóvski finalizado na Itália em 1983. Escrito por ele e o poeta e roteirista italiano Tonino Guerra, este roteiro é considerado uma verdadeira peça literária. Focada nas anotações de ambos, Cristina identifica a presença dos atributos do iuródivi, uma mistura de louco e santo, figura mítica da tradição cultural eslava, na criação do personagem Domenico, o que por sua vez, o aproxima de personagens presentes nas obras de Dostoiévski, tal como O Idiota, Os demônios e, ainda, Os irmãos Karamazov.

Ao ler Andrei Tarkóvski 90 anos, passamos a conhecer aspectos particulares da cultura eslava contidos no cinema de Tarkóvski, e entramos em contato, pela primeira vez, com o processo criativo do mestre.

O conjunto dos textos e cada um por si, demonstram a riqueza inestancável e múltipla do cinema de Andrei Tarkóvski. Um dado relevante é que os autores são de diferentes culturas e com isso trazem perspectivas múltiplas e originais. Além disso, a maioria deles, há muito se dedica ao estudo da obra do cineasta, o que traz densidade às elaborações, marcadas pela clareza textual e por uma poética afinada com a do diretor.

Andrei Tarkóvski 90 anos traz ainda a filmografia do cineasta e uma linha do tempo, na qual o fluxo de sua vida é contextualizado pelo curso dos principais acontecimentos na Rússia, onde viveu até sua permanência definitiva na Europa.

Enfim, o livro entrega ao público brasileiro, uma pequena amostra do que há de mais provocador nas recentes e notáveis pesquisas sobre o cinema de Andrei Tarkóvski. Quem não o conhece poderá se sentir motivado a assistir seus filmes; quem o conhece e ama, sabe que há infinitos níveis de conexões entre as camadas de temporalidades históricas que o cineasta apresenta por meio de sua construção poética, e a crescente complexidade do cenário mundial.

ANDREI TARKÓVSKI 90 anos

FICHA TÉCNICA

Editora: Kinoruss Edições e Cultura

Organizadores: Adriano C. A. e Sousa e Neide Jallageas

Autores: Adriano C. A. e Sousa, Carlos Losilla, Cristina Matteucci, Dmitri Salinski, Evguéni Borzov, Jerusa Pires Ferreira, José Manuel Mouriño, Luc Gélinas, Neide Jallageas, Olena Velykodna, Rui Manuel Brás, Tamara Djermanovic

Tradução: Adriano C. A. e Sousa, Letícia Mei, Luis Felipe Labaki, Neide Jallageas e Paulo Angerami

Número de páginas: 320

Edição: 1a.

Ano: 2023

ISBN: 978-65-992062-9-0

Formato: 23 x 16 cm

Link de compra: https://www.kinoruss.com.br/product-page/andrei-tark%C3%B3vski-90-anos-1

A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.

Publicidade
Leia também
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Neste guia, o leitor vai descobrir como montar um confinamento de gado de pequeno porte e transformar sua propriedade rural em uma fonte de renda extra ou principal
25 contos de 'Coisas peculiares para saber no Natal' falam sobre as complexidades da sociedade
Essa semana, a Área Indie apresenta quatro novidades do universo da literatura infantojuvenil da Ases da Literatura
É um livro para quem já amou à distância, para quem reconhece a beleza dos encontros breves e entende que o amor verdadeiro não prende, apenas acolhe
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
Essa semana, a Área Indie apresenta duas novidades das editoras Uiclap e Literalux
Neste guia, o leitor vai descobrir como montar um confinamento de gado de pequeno porte e transformar sua propriedade rural em uma fonte de renda extra ou principal
25 contos de 'Coisas peculiares para saber no Natal' falam sobre as complexidades da sociedade
"Ler é um gesto de presença. Exige silêncio, curiosidade, entrega — três atitudes cada vez mais raras. Talvez seja isso que o olhar identifique quando nos interessamos por um leitor". Leia a coluna!
Programa desta semana recebe dois autores que ganharam prêmios recentemente e um curador: Beatriz Bracher, Marcílio França Castro e Rogério Pereira
Foram os livros que me ensinaram que as coisas que mais me atormentavam eram as mesmas que me conectavam com todas as pessoas que estavam vivas ou que já tinham vivido.
James Baldwin
Escritor americano (1924-1987)

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar