Conhecida pela sua cuidadosa seleção de títulos e edições caprichadas, com traduções diretas do russo para o português, a editora independente brasileira Kinoruss inclui agora em seu catálogo o livro Andrei Tarkóvski 90 anos (Kinoruss, 320 pp, R$ 110). Organizada por Neide Jallageas e Adriano Sousa, esta é a segunda coletânea a reunir textos de renomados autores dedicados à cultura eslava, convidados especialmente para escreverem sobre a obra de Andrei Tarkóvski, em homenagem aos 90 anos de seu nascimento. A primeira coletânea brasileira sobre o cinema do grande mestre, organizada por Neide Jallageas e Eri Barros, foi Panorama Tarkóvski (Kinoruss, 298 pp, R$ 87), lançada em 2016 homenageando os 30 anos da morte do cineasta.
Os textos de Andrei Tarkóvski 90 anos nos chegam da Espanha, de Portugal, do Canadá, da Itália e da Rússia, berço do cineasta. Os autores trazem olhares frescos e afinados que transitam entre cinema, teatro, pintura, ensaio e poesia, tornando a leitura do livro um campo aberto de aprendizado, reflexão e deleite, além de demonstrar que 90 anos após o nascimento do cineasta russo, sua obra, mais do que nunca, continua instigante e potente.
Sabe-se que Tarkóvski, desde o seu primeiro longa metragem, A Infância de Ivan, realizado em 1962, na então União Soviética, tem atraído uma galáxia de admiradores, desde pessoas comuns até notáveis filósofos, estudiosos e artistas. Dentre esses destaca-se o diretor sueco Ingmar Bergman que, no auge de sua fama, afirmou que "Tarkóvski é o maior". Já o dinamarquês Lars Von Trier considera Tarkóvski um de seus principais mestres, "um deus" e a ele dedicou seu filme Anticristo, em 2009. Também o filósofo francês Jean Paul Sartre escreveu um artigo onde manifestou sua incondicional admiração quando o cineasta russo recebeu o Leão de Ouro pelo seu primeiro longa, no Festival de Veneza, em 1962.
Pode-se pensar que tanto já foi dito e escrito sobre a obra de Tarkóvski, que nada mais teria de novo a ser acrescentado. Mas os autores demonstram o contrário. As abordagens são absolutamente inéditas e ricas. Dentre os treze autores e autoras presentes neste novo livro da Kinoruss, encontra-se, a título de exemplo, o cineasta e escritor espanhol José Manuel Mouriño, cuja sensibilidade poética se detém na última sequência de Andrei Rublióv (filme concluído na Rússia em 1966) para seguir o percurso da câmera que, ao deslizar sobre a superfície de ícones russos pintados por Rublióv no Século XV, revela vestígios do tempo impresso e aproxima o pictórico do cinematográfico.
Em outro texto, encontramos a abordagem investigativa da italiana Cristina Matteucci que, há anos visita os arquivos do diretor, sediados em Florença. Lá Cristina lê e relê notas preparatórias e rascunhos do roteiro de Nostalgia, penúltimo filme de Tarkóvski finalizado na Itália em 1983. Escrito por ele e o poeta e roteirista italiano Tonino Guerra, este roteiro é considerado uma verdadeira peça literária. Focada nas anotações de ambos, Cristina identifica a presença dos atributos do iuródivi, uma mistura de louco e santo, figura mítica da tradição cultural eslava, na criação do personagem Domenico, o que por sua vez, o aproxima de personagens presentes nas obras de Dostoiévski, tal como O Idiota, Os demônios e, ainda, Os irmãos Karamazov.
Ao ler Andrei Tarkóvski 90 anos, passamos a conhecer aspectos particulares da cultura eslava contidos no cinema de Tarkóvski, e entramos em contato, pela primeira vez, com o processo criativo do mestre.
O conjunto dos textos e cada um por si, demonstram a riqueza inestancável e múltipla do cinema de Andrei Tarkóvski. Um dado relevante é que os autores são de diferentes culturas e com isso trazem perspectivas múltiplas e originais. Além disso, a maioria deles, há muito se dedica ao estudo da obra do cineasta, o que traz densidade às elaborações, marcadas pela clareza textual e por uma poética afinada com a do diretor.
Andrei Tarkóvski 90 anos traz ainda a filmografia do cineasta e uma linha do tempo, na qual o fluxo de sua vida é contextualizado pelo curso dos principais acontecimentos na Rússia, onde viveu até sua permanência definitiva na Europa.
Enfim, o livro entrega ao público brasileiro, uma pequena amostra do que há de mais provocador nas recentes e notáveis pesquisas sobre o cinema de Andrei Tarkóvski. Quem não o conhece poderá se sentir motivado a assistir seus filmes; quem o conhece e ama, sabe que há infinitos níveis de conexões entre as camadas de temporalidades históricas que o cineasta apresenta por meio de sua construção poética, e a crescente complexidade do cenário mundial.
ANDREI TARKÓVSKI 90 anos
FICHA TÉCNICA
Editora: Kinoruss Edições e Cultura
Organizadores: Adriano C. A. e Sousa e Neide Jallageas
Autores: Adriano C. A. e Sousa, Carlos Losilla, Cristina Matteucci, Dmitri Salinski, Evguéni Borzov, Jerusa Pires Ferreira, José Manuel Mouriño, Luc Gélinas, Neide Jallageas, Olena Velykodna, Rui Manuel Brás, Tamara Djermanovic
Tradução: Adriano C. A. e Sousa, Letícia Mei, Luis Felipe Labaki, Neide Jallageas e Paulo Angerami
Número de páginas: 320
Edição: 1a.
Ano: 2023
ISBN: 978-65-992062-9-0
Formato: 23 x 16 cm
Link de compra: https://www.kinoruss.com.br/product-page/andrei-tark%C3%B3vski-90-anos-1
A Área Indie é um publieditorial que reúne mensalmente lançamentos, com informações sobre livros lançados de forma independente ou autopublicados. Para saber como participar da seção, escreva para o comercial do site no e-mail comercial@publishnews.com.br.
A Alta Novel é um selo novo que transita entre vários segmentos e busca unir diferentes gêneros com publicações que inspirem leitores de diferentes idades, mostrando um compromisso com qualidade e diversidade. Conheça nossos livros clicando aqui!
Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.
Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.
O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?