Os Prêmios deste ano têm 13 categorias, incluindo as mais recentes "Melhor Projeto de Licenciamento Sustentável" e "Novas Estrelas de Licenciamento de 2023", e atraíram nada menos que 182 inscrições, de diversos países europeus (entre eles Itália, França, Espanha, Alemanha, Ucrânia, República Tcheca, Lituânia, Escandinávia), bem como de outras regiões do mundo, incluindo Reino Unido, Estados Unidos, Colômbia e China.
Os produtos de todos os projetos finalistas estarão em exibição durante toda a feira nos estandes dos Prêmios BLTF/K, localizados na zona BLTF/K da Feira do Livro Infantil de Bolonha, Salão 29 - Mall 2.
Os vencedores serão anunciados na Cerimônia de Premiação BLTF/K, a ser realizada na Sala de Conferências de Licenciamento em 8 de abril, às 16h30. Salão 29 – Mall 2.
Cinco jurados selecionaram os finalistas: Philippe Guinaudeau (fundador do The BrandTrends Group, França); Ian Hyder (CEO da Max Publishing, Reino Unido); Helena Mansell-Stopher (fundadora da Products of Change, Reino Unido); Cristiana Paesani (especialista em arte e moda, Itália); Astrid Specht (editora da TOYS e 1st Steps, Alemanha).
A lista de finalistas, que inclui três finalistas em cada categoria, é a seguinte:
MELHOR PROJETO DE LICENCIAMENTO PRÉ-ESCOLAR
Os três finalistas na categoria de melhor projeto pré-escolar (0-6 anos) são:
- Acamar Films com o livro Growing up… it’s a Bing thing!, da Pon Pon Edizioni;
- Andersen Press para o programa de licenciamento Elmer The Patchwork Elephant;
- Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o projeto Gabby's Dollshouse.
MELHOR PROJETO DE LICENCIAMENTO INFANTIL
Aqui estão os finalistas para os melhores projetos infantis (6-10 anos):
- TutoToons para o jogo mobile LOL Surprise! OMG Fashion Club em parceria com a MGA Entertainment;
- Beijing Everafter Culture Development para a caixa de presente The Kingdom of Our Feelings, com a Wydawnictwo DWIE SIOSTRY;
- The Pokémon Company International para o projeto Pokémon x Van Gogh Museum, com o Museu Van Gogh.
MELHOR PROJETO DE LICENCIAMENTO PARA ADOLESCENTES
Na categoria dedicada ao melhor projeto de licenciamento para o público adolescente (11-16 anos), temos:
- The Pokémon Company International com o projeto Clarks x Pokémon, em sinergia com a Clarks;
- Sanrio com o projeto de moda Hello Kitty & Bad Badtz-Marut, em parceria com a Alcott;
- Rai Com para o programa de licenciamento Mare Fuori (O Mar Além), em parceria com vários parceiros.
MELHOR PROJETO DE LICENCIAMENTO PARA JOVENS ADULTOS
Na categoria dedicada ao melhor projeto de licenciamento para o público jovem adulto (+18 anos):
- Sanrio para o projeto de moda Chloè x My Melody, em sinergia com a Chloè;
- Maurizio Di Stefano Licensing para o projeto Baileys x Caffè Borbone;
- Rai Com para o programa de licenciamento Mare Fuori (O Mar Além), em parceria com vários parceiros.
MELHOR PROJETO DE VAREJO
Para o Melhor Projeto de Varejo, os finalistas são:
- Universal Products & Experiences com o projeto Jurassic Park 30th anniversary (JP30), em sinergia com Lego, Mattel e PRG;
- Sanrio para o projeto TK Maxx, Homesense and Comic Relief x Mr. Men Little Miss, junto com Homesense e TK Maxx;
- Mattel Europe com o projeto Barbie x Zara, em colaboração com a Zara.
MELHOR PROJETO DE MODA
- Studio 100 Media para a coleção Heidi x Bavarian Caps, com a Bavarian Caps;
- ZAG e Mediawan Kids & Family com Riva Kids x Miraculous, em colaboração com a Riva Kids;
- The Pokémon Company International e Dolly Noire para o projeto Dolly Noire x Pokémon.
MELHOR PROJETO DE PUBLICAÇÃO LICENCIADA
Os finalistas para a categoria de melhor projeto de publicação licenciada, voltada para crianças e adolescentes, são:
- Faba com o livro Paw Patrol – I cuccioli salvano la festa dell'amicizia, junto com a Paramount – Viacom;
- Andersen Press com os livros ilustrados Goodnight Elmer e Elmer, search and find numbers;
- Beijing Everafter Culture Development para a caixa de presente The Kingdom of Our Feelings, com a Wydawnictwo DWIE SIOSTRY.
MELHOR PROJETO DE BRINQUEDO LICENCIADO
Esta categoria estreou na edição de 2023 e foi confirmada para o segundo ano. Os finalistas são:
- Sanrio para Mr. Men Little Miss x Monopoly da Winning Moves;
- Universal Products & Experiences em parceria com a Spin Master para o playset Gabby's Dollshouse;
- Faba para Hot Wheels: Dinosauri all'attacco, junto com a Mattel.
MELHOR CAMPANHA DE PROMOÇÃO/FIDELIDADE
Uma peça importante do programa de licenciamento é a campanha de promoção/fidelidade. Aqui estão os finalistas para esta categoria:
- Studio 100 Media com a campanha Vegesaurs x Lidl, em colaboração com o Lidl;
- Nerd Agency com Foundland Pictures (FILM.UA Group) para o projeto Mavka. The Forest Song x Lviv Croissants, em colaboração com Lviv Croissants;
- Maurizio Di Stefano Licensing com Acamar Films para o projeto Bing Junior Benegum, da Perfetti Van Melle e Pea & Promoplast.
PROMOÇÃO: MELHOR PRODUTO DE QUIOSQUE LICENCIADO
As indicações nesta categoria são:
- Mondadori Media com a coleção Peanuts 3D, junto com a CPLG WildBrain e Peanuts Worldwide;
- Starbright Licensing para Dragon Ball - Diramix Monsterflex, com a Toei Animation;
- Sanrio com a coleção Hello Kitty Hand Bag, em parceria com a Sbabam.
MELHOR PROJETO SUSTENTÁVEL LICENCIADO
Os finalistas para esta nova categoria incluem:
- Studio 100 Media para o projeto Maya – License Factory em Tingimento Natural, em parceria com a License Factory;
- Rights & Brands para as fraldas Moomin Baby, da Delipap.
NOVAS ESTRELAS DE LICENCIAMENTO DE 2023
As estrelas emergentes de licenciamento de 2023 incluem:
- Maravillarte com o projeto Tailored Stories, em colaboração com a Kreaktiva Lab;
- Nerd Agency (FILM.UA Group) para Mavka. The Forest Song;
- Beijing Everafter Culture Development para o projeto The Kingdom of Our Feelings, em parceria com a Wydawnictwo DWIE SIOSTRY.
MELHOR PROPRIEDADE DO ANO
Os finalistas da Propriedade do Ano de 2023 são:
- Mattel com Barbie;
- The Pokémon Company International com Pokémon;
- ZAG e Mediawan Kids & Family com Miraculous.