Romance de Yoko Ogawa será adaptado para o cinema e terá produção executiva de Martin Scorsese
PublishNews, Redação, 26/02/2024
Em 'A polícia da memória', Yoko Ogawa conduz o leitor ao mundo das memórias perdidas

Capa 'A polícia da memória' e a atriz Lily Gladstone © Divulgação / Apple TV
Capa 'A polícia da memória' e a atriz Lily Gladstone © Divulgação / Apple TV
O livro A polícia da memória (Estação Liberdade) será adaptado para o cinema com direção de Reed Morano (The Handmaid's Tale), e com roteiro de Charlie Kaufman, vencedor do Oscar de melhor roteiro original em 2005 (Brilho eterno de uma mente sem lembranças). A protagonista será interpretrada pela recém-indicada ao Oscar de melhor atriz e ganhadora do Globo de Ouro Lily Gladstone, reunindo novamente a atriz e o produtor executivo Martin Scorsese. Ainda não há data de lançamento. A polícia da memória foi finalista do International Booker Prize 2020, e do National Book Awards 2019, e foi publicado originalmente em 1994. O livro chegou ao Brasil em 2021.

Em A polícia da memória, Yoko Ogawa conduz o leitor ao mundo das memórias perdidas. Uma ilha é vigiada pela “polícia secreta”, que busca e elimina vestígios de lembranças. Na trama, uma escritora tenta manter intactos resquícios de histórias, de algo que possa permanecer. Não é fácil, já que tudo ao redor desaparece — objetos, pertences, espécies e famílias inteiras — e ela não pode contar sequer com a própria memória.

Yoko Ogawa se estabeleceu como uma escritora de prestígio no Japão. Dona de diversos prêmios de literatura japonesa, entre os quais o Akutagawa pela novela Diário de gravidez, o Yomiuri por A fórmula preferida do professor, o Izumi Kyoka por Burafuman no maiso [O enterro de Brahman] e o Tanizaki por Mina no koshin [A marcha de Mina] (estes últimos ainda sem tradução no Brasil), Ogawa aborda em suas obras temas que envolvem a psiquê humana, como memória, solidão e alienação social.

[26/02/2024 10:00:00]