Victor e João Paulo perceberam uma demanda por publicações em português especializadas na área. "Temos muitas pessoas talentosas no Brasil que podem contar boas histórias. Além disso, queremos deixar de consumir modelos americanos ou europeus onde o contexto é diferente do aplicado no nosso país. Então, sim, percebemos uma carência de livros sobre o assunto que tragam visões relacionadas ao nosso povo e a nossa cultura. Para competir no mercado atual, estamos investindo bastante em branding e pensando em todos os pontos de contato que os clientes podem ter com a nossa marca", comenta Zanini, em entrevista ao PublishNews.
Segundo os sócios, o objetivo é ampliar o mercado e publicar os livros também na Europa e América Latina, com traduções em inglês e espanhol, bem como projetar talentos do design.
De acordo com Zanini, a ideia de fundar a Brauer surgiu da própria experiência em publicações de livros e também em sala de aula. "Como professor, percebo a carência por conteúdos em livros disponíveis em português sobre design, principalmente para a área de User Experience (UX). Quando escrevi meu primeiro livro, recebi diversos feedbacks positivos e pedidos de ajuda com publicações, e isto é natural, especialmente porque o Brasil possui uma grande potência criativa. Há muitos profissionais, com ampla experiência, interessados em compartilhar conhecimento e que poderiam contar suas histórias e experiências. O design brasileiro é referência e queremos mais livros acessíveis no mercado", conta.
João comenta, inclusive, uma surpresa com o mercado brasileiro, ao ser recebido no país europeu: "Em uma reunião, quando eu comentei como trabalhávamos com design no Brasil, um líder sênior respondeu 'vamos importar o modelo Brasileiro!'. Acho que nós temos essa mentalidade de olhar pra Europa e achar que tudo é melhor resolvido e que só devemos copiar. Mas o mercado internacional pode e vai se beneficiar muito de como fazemos e pensamos design", comenta.
Participação ativa durante as etapas do lançamento
A Brauer tem em sua estrutura a capacidade de supervisionar desde a criação até a publicação e distribuição dos livros sem custos para as pessoas autoras, que receberão royalties pelas vendas, e adota uma abordagem "experimental" dentro de seu esforço para se inserir no mercado. No papo com o PN, eles disseram que suas experiências de gestão de produtos digitais foi um diferencial para montar a escala produtiva da editora. Zanini explica que a dupla quer dar escala para estes processos para deixá-los com "pouca fricção", automatizando o que puder ser automatizado e simplificando todas as etapas para ''facilitar para quem está escrevendo''.
Eles destacam o caráter colaborativo da cadeia, possibilitando uma "co-criação" constante. "A linha editorial que criamos é focada em transformar conhecimento em ação. Nosso foco é em publicar livros que vão te ajudar na prática, para as pessoas lerem e começarem a aplicar novos métodos ou processos já no dia seguinte", afirma João.
No próprio Instagram da editora há uma postagem referente ao projeto de "Leitores Beta" em que, mediante inscrição, cada pessoa recebe um capítulo e pode dar feedback sobre o conteúdo.
No site da editora também é possível ver nomes conhecidos no design brasileiro como: Huxley Dias, Carol Zatorre, Alê Periard, Érico Fileno, Tereza Alux, Daniel Furtado, Marcelo Sales, entre outras pessoas que já têm títulos previstos para serem lançados em 2024. Entre os temas dos próximos lançamentos estão Dados & Design, UX Writing, Acessibilidade, Carreira, Antropologia, Design & Negócios, UX Research, Customer Experience, Design de Produtos & de Serviços.
A Editora Brauer estreia com a reedição de Designer & líder, publicada anteriormente como Fundamentos da liderança em design (Clube de Autores), de autoria do próprio Victor Zanini. O título é voltado a profissionais que buscam cargos de liderança em design. Esta é a segunda publicação sobre o tema escrita pelo autor. Zanini é formado em Psicologia com Pós-graduação em Design e Gestão de Negócios & Gestão Estratégica de Negócios, professor de Design na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC Minas), com carreira especializada em gestão de pessoas e organizações de design.
O segundo título de estreia da Brauer é Princípios de UX, de Daniel Furtado. O público-alvo são profissionais que querem desenvolver e melhorar produtos e serviços. Com 25 anos de experiência, Furtado é formado em Design de Produto com pós-graduação em UX Design. O autor é professor no Instituto Europeu de Design e USP-ESALQ. É ainda criador do canal UXNOW, pioneiro na divulgação do UX no Brasil.
No dia 27 de fevereiro, Victor Zanini e João Paulo Villa Mello participam de um podcast para falar sobre os lançamentos da editora, no instagram da Brauer.
Conheça mais sobre outras iniciativas com olhar para o setor de Design no mercado editorial
- Livraria Eiffel, que foi convidada no Podcast PublishNews
- Livros de Design
- Editora Olhares
- Editora Senac
- Editora Blucher
- Ubu
- Clube do Livro do Design
*Estagiária sob a supervisão de Guilherme Sobota