Daniela Arbex lança 'Longe do ninho' na Travessa do Shopping Leblon
PublishNews, Redação, 05/02/2024
Livro-reportagem reúne os resultados da investigação sobre o incêndio que matou dez adolescentes no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo; evento inicia às 19h

Nesta segunda-feira (5), às 19h, a jornalista investigativa Daniela Arbex realiza sessão de autógrafos de Longe do ninho (Intrínseca), seu novo livro-reportagem, na Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de Janeiro / RJ). A obra reúne os resultados da investigação sobre o incêndio que matou dez adolescentes no Ninho do Urubu, centro de treinamento do Flamengo, em fevereiro de 2019.

O mesmo ano que entraria para a história do Flamengo como um dos mais gloriosos — o time principal foi campeão do Campeonato Carioca, do Brasileirão e da Taça Libertadores da América — foi também o mais triste de todos.

Em 8 de fevereiro, uma tragédia sem precedentes no Ninho do Urubu, o centro de treinamento do clube, fez toda a nação amanhecer de luto. Enquanto dormiam, 24 atletas da base foram surpreendidos por um grande incêndio, que vitimou dez meninos entre 14 e 16 anos e colocou fim ao sonho de se tornarem ídolos no país do futebol.

Ao reunir laudos técnicos, relatos até então não divulgados e entrevistas feitas com as famílias das vítimas, sobreviventes e profissionais da perícia e do IML, a premiada jornalista investigativa Daniela Arbex conseguiu montar um quadro completo e elucidativo da trajetória dos atletas, do caminho das chamas e das consequências na vida de pessoas que se viram envolvidas em uma tragédia anunciada. Com estrutura inadequada — apenas uma porta de saída — e materiais que não demonstraram ter propriedades antichama, o contêiner-dormitório do Flamengo transformou-se em armadilha fatal.

Longe do ninho é um relato forte, humano e sensível sobre a morte de meninos que estavam muito distante de casa e da proteção de seus pais. A obra reverencia a memória dos que se foram e o esforço dos atletas que sobreviveram. Com informações exclusivas, este livro-reportagem, com prefácio do jornalista Tino Marcos, é uma voz potente contra o esquecimento que nega a história.

Serviço:
Lançamento de 'Longe do ninho'
Quando: 05/02
Horário: 19h
Onde: Livraria da Travessa do Shopping Leblon (Av. Afrânio de Melo Franco, 290 – Rio de Janeiro / RJ)

Longe do ninho
Páginas: 304
Editora: Intrínseca
Livro impresso: R$ 69,90
E-Book: R$ 34,90

[05/02/2024 11:00:00]