Biblioteca Nacional lança série sobre acervos incluídos no Programa Memória do Mundo, da Unesco
PublishNews, Redação, 31/01/2024
Primeira temporada da série 'Memória do Mundo da Biblioteca Nacional' terá sete episódios

D. Pedro II © Acervo Biblioteca Nacional
D. Pedro II © Acervo Biblioteca Nacional
A Fundação Biblioteca Nacional (FBN) lançou no seu canal no YouTube a série de vídeos Memória do Mundo da Biblioteca Nacional. A série busca apresentar, de forma descontraída, as coleções da FBN tituladas no Programa Memória do Mundo, da Unesco, que reconhece documentos, arquivos e bibliotecas considerados de grande valor para a história da humanidade.

A primeira temporada terá sete episódios, de 5 a 18 minutos de duração, e que serão lançados mensalmente até julho. A cada episódio, a coordenadora de Acervo Especial da FBN, Mônica Carneiro, recebe uma servidora da instituição para falar sobre as coleções. A primeira convidada será a bibliotecária Kesiah Viana, no episódio “Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX”. A coleção foi a primeira da FBN a ser nominada no Programa Memória do Mundo, em 2003, e reúne parte do registro fotográfico feito por Dom Pedro II no Brasil, com mais de 21 mil fotografias.

“A série é voltada para o público geral, não é somente para acadêmicos: queremos que as pessoas entendam de forma mais descontraída o que é nosso acervo”, afirma Mônica Carneiro. “Entre nossas obrigações, enquanto responsáveis pelos acervos nominados como Memória do Mundo, estão a preservação, disponibilização de acesso e divulgação. Ao lançarmos esta série, pretendemos contribuir, ainda, para que outras instituições também busquem estes títulos junto à Unesco, porque é sempre importante que se valorize e divulgue o patrimônio nacional”, completa.

A realização da série é da Coordenadoria de Promoção e Difusão Cultural/CCD, da FBN. Produção, montagem e direção: Alberto Teixeira, Renato Moulin e Rodrigo Giolito. Confira a lista com todos os episódios da primeira temporada:

  • Coleção do Imperador: Fotografia brasileira e estrangeira do século XIX (com Kesiah Viana);
  • Coleção Alexandre Rodrigues Ferreira (com Ana Lúcia Merege) - 26/02, às 17h
  • Matrizes de Gravura da Casa Literária do Arco do Cego (com Juliana Uenojo) - 25/03, às 17h
  • Carta Real de Abertura dos Portos ao Comércio com as Nações Amigas (com Ana Lúcia Merege) - 22/04, às 17h
  • Arquivo Arthur Ramos (com Luciane Medeiros) - 20/05, às 17h
  • Arquivo Lima Barreto (com Maria Fernanda Nogueira) - 24/06, às 17h
  • Cartas Andradinas (com Ana Lúcia Merege) - 22/07, às 17h
[31/01/2024 10:00:00]