Publicidade
Publicidade
Podcast do PublishNews #305 – Panorama do Consumo de Livros
PublishNews, Redação, 29/01/2024
Na conversa, aprofundamos as análises da pesquisa com Mariana Bueno, coordenadora da Nielsen BookData

Neste episódio do Podcast do PublishNews, falamos sobre a pesquisa Panorama do Consumo de Livros, feita pela CBL e Nielsen BookData, divulgada em dezembro. A pesquisa ganhou muitas manchetes nas últimas semanas, confirmando algumas ideias e derrubando mitos sobre o consumidor de livros no Brasil. A principal chamada foi a de que 16% da população compra livros no Brasil.

Na conversa, aprofundamos as análises da pesquisa com Mariana Bueno, coordenadora da Nielsen BookData. Mais informações sobre a metodologia adotada, a relação com as outras pesquisas abrangentes da indústria do livro no Brasil, de varejo e produção, a repercussão dos dados na mídia, e claro – falamos sobre o preço e a percepção de valor que o livro tem no Brasil, sobre o consumo do livro físico e digital e muito mais.

O Podcast do PublishNews é um oferecimento da MVB, a empresa que torna os seus livros visíveis com serviços como Metabooks e Pubnet; da UmLivro, novo modelo de negócios para o mercado editorial: mais livros e mais vendas; e da Câmara Brasileira do Livro (CBL), a entidade que representa editores, livreiros, distribuidores e demais profissionais do setor. Você também pode ouvir o programa pelo Spotify, iTunes; Google Podcasts, Overcast e YouTube.

Clique aqui para acessar a pesquisa na íntegra.

Este é o contato de Mariana Bueno: mariana.bueno.consultant@nielseniq.com

Indicações da semana:

Este é o Podcast do PublishNews e falamos aqui, toda semana, das últimas notícias do mercado editoral.

Publicidade
Leia também
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Publisher Luís Américo Tousi Botelho destaca a evolução da editora ao longo de três décadas
Escritor compartilha sua jornada literária, temas que valoriza na literatura e o processo de encontrar uma voz no processo de escrita
O podcast volta ao 4º Encontro de Editores, Livreiros, Distribuidores e Gráficos em uma das mesas mais relevantes do evento, sobre Tendências de Marketing
Entrevistamos a fundadora do evento Luciana Falcon, o editor Guilherme Kroll, o quadrinista Carlos Ruas e a curadora Mitie Taketani
Publicidade

Mais de 13 mil pessoas recebem todos os dias a newsletter do PublishNews em suas caixas postais. Desta forma, elas estão sempre atualizadas com as últimas notícias do mercado editorial. Disparamos o informativo sempre antes do meio-dia e, graças ao nosso trabalho de edição e curadoria, você não precisa mais do que 10 minutos para ficar por dentro das novidades. E o melhor: É gratuito! Não perca tempo, clique aqui e assine agora mesmo a newsletter do PublishNews.

Outras colunas
O livro 'Os óculos e outras réplicas' reúne contos das escritoras Denise Miotto Mazocco e Marcella Lopes Guimarães, escritos ao longo de alguns anos
A Área Indie traz livros de contos e de crônicas nesta semana
Livro reúne relatos reais da atuação policial em situações-limite
Recebemos três profissionais brasileiras que vão ao evento em diferentes modalidades, destacando a importância da Feira para o mercado editorial
Em sua coluna, Henrique Rodrigues reflete sobre censura, (de)formação de leitores e os desafios de longo prazo na área
Eu não tenho memória de uma casa sem livros ou de um primeiro livro. Aonde começa a minha memória tem alguém lendo para mim.
Marina Colasanti
Escritora brasileira

Você está buscando um emprego no mercado editorial? O PublishNews oferece um banco de vagas abertas em diversas empresas da cadeia do livro. E se você quiser anunciar uma vaga em sua empresa, entre em contato.

Procurar

Precisando de um capista, de um diagramador ou de uma gráfica? Ou de um conversor de e-books? Seja o que for, você poderá encontrar no nosso Guia de Fornecedores. E para anunciar sua empresa, entre em contato.

Procurar

O PublishNews nasceu como uma newsletter. E esta continua sendo nossa principal ferramenta de comunicação. Quer receber diariamente todas as notícias do mundo do livro resumidas em um parágrafo?

Assinar